O SILÊNCIO >> Fernanda Pinho


Nem o corpo da Gisele, nem a conta bancária do Eike, nem um amor de cinema. O que desejo a mim e a vocês é que em 2011 tenhamos mais chances de ouvir o silêncio.

Não quero ouvir jornalistas solenes anunciando tragédias naturais. Nem jornalistas infames anunciando o último divórcio do mundo artístico. Não quero ouvir lamentos sobre o que já não se pode mais mudar. Nem reclamações vazias de atitudes sobre o que ainda pode ser mudado. Não quero ouvir fofoca sobre meus conhecidos. Nem conversa de elevador dos meus desconhecidos. Não quero ouvir a opinião de quem não sabe o que diz. Nem de quem acha que sabe demais o que diz. Não quero que me chamem de linda se não estiver disposto a fazer isso por, no mínimo, dez anos. Nem que me chamem de louca quando cansarem de dizer "linda". Não quero ouvir atendente de telemarketing tentando me convencer a adquirir o maior benefício do cartão. Nem ouvir aquela musiquinha insuportável quando eu ligar para o SAC do cartão. Não quero ouvir desculpas esfarrapadas de gente sem coragem. Nem mentira de gente que supõe que eu realmente me abalaria com a verdade. Não quero ouvir cliente desmarcando a reunião. Nem entrevistado aplicando o velho golpe do "não recebi seu e-mail". Não quero ouvir ninguém me dizendo que não vai dar certo. Nem horóscopo me avisando que hoje não é um bom dia. Não quero ouvir música ruim no rádio. Nem discurso falacioso de político na televisão. Não quero ouvir elogios com segundas intenções. Nem insultos, quando faltarem os argumentos. Não quero ouvir ninguém xingando palavrão na rua. Nem ouvir motivos que me levem a proferir meus próprios palavrões.

Choro, só se for de alegria. Riso, só se for de verdade. Que ouçamos apenas o que for bom. Quando não for, o silêncio.

Foto: http://www.sxc.hu/
http://www.blogdaferdi.blogspot.com/

Comentários

Fernanda Coelho disse…
Quero um monte de coisas dessa lista aí. Especialmente o primeiro parágrafo.

E eu posso dizer que suas crônicas são lindas e posso repetir isso por dez anos, desde que você continue escrevendo.
É inspiração que não acaba mais. Você nunca será um silêncio na minha vida simplemente porque é a melhor amiga que se pode ter. De você eu quero muito barulho cheio de vida e cor. Que venha 2011 com muitas crônicas, livros, contos, poesias, novelas e principalmente, um romance best seller pra você. Te amo minha querida.
albir disse…
Como canta Elis: "Eu quero o silêncio das línguas cansadas/Eu quero a esperança de óculos/Meu filho de cuca legal..."
Unknown disse…
Fernanda!!! Encontrei em tuas palavras os meus mais profundos desejos. Obrigada por materializar, de forma poética, meu novo mantra. Abraços e muita paz em nosso silêncio...
Cyntia Emanuela disse…
Parabéns Fernanda !
Desde que você começou a escrever no crônica do dia, não te larguei mais. Te acompanho por aqui e no seu blog.
Desejo a Você um Feliz 2011 .
vanessa cony disse…
Fernanda,gostaria de comentar seus textos também lá no seu blog!!
Vc é ótima.Quanto ao silêncio,tenho certeza que é inspirador e necessário.
Feliz 2011.Bom descanço.
Vinicius Machado disse…
Assino em baixo. Chega né?

Mas por mais que seja aterrorador ver tudo que vemos diante da TV, ou ao vivo em alguns casos, não aprendemos. Pessoas continuam invadindo terrenos, nosso querido governo continua não dando opção à elas. Empresas mercenárias continuam a sanear esses lugares, mesmo eles sendo impróprios para o convívio.
Também quero chorar, mas só de alegria esse ano.

Bola pra frente galera =D
Feliz ano novo a todos vocês!

Postagens mais visitadas