HORÁRIO DE VERÃO? -- Paula Pimenta

Sempre que começa o horário de verão, me vem uma dúvida: Por que horário de verão e não de primavera? Vamos considerar este atual. Ele vai de 14 de outubro a 16 de fevereiro. 126 dias, sendo que 68 deles serão passados na primavera e 58 no verão. Seria muito mais justo que a primavera fosse a dona do horário, afinal, quando ele acaba, ainda tem muito tempo de verão pela frente.

Talvez o mais correto seria usar a nomenclatura oficial que os Estados Unidos utilizam: “Daylight Saving Time”. Afinal, a função do horário de verão é salvar energia. Como o horário em que mais utilizamos luz é à noite, ao adiantarmos uma hora no relógio fazemos com que o dia dure uma hora a mais e isso representa uma hora a menos de energia elétrica. Por esse motivo também é que no Nordeste e Norte este horário não entra em vigor. Nas localidades próximas à linha do equador, a luminosidade é praticamente constante. As estações do ano apresentam poucas diferenças nesse aspecto, logo não há necessidade de adotar o horário de verão.

O que eu também não entendo direito é porque tanta gente odeia o tal horário. Confesso que nos dois primeiros dias é muito difícil. Dá o maior susto olhar o relógio, ver que já é uma hora na frente e você ainda não fez tudo o que devia ter feito. Acordar no escuro também é complicado. Mas depois de uma semana, depois da adaptação e quando a gente começa a esquecer que está uma hora na frente, eu acho ótimo.

Nada melhor do que chegar em casa do trabalho e ver que ainda está claro. Dá vontade de passear, fazer algum esporte, encontrar os amigos em um barzinho, tomar sorvete, ir dar uma caminhada... pensando bem, acho que tem muito sentido o nome... realmente isso tudo tem a maior cara de verão!

Comentários

Postagens mais visitadas