PRATICANDO ELOGIOS >> Clara Braga

Acho que as pessoas esqueceram como se faz um elogio. É curioso, mas parece que estamos vivendo em um mundo onde qualquer pessoa ao seu lado tem que ser vista como seu concorrente ou inimigo. É comum ouvir pessoas falando que já não se pode confiar nem na própria sombra. Como isso é triste, que tipo de relação se pode ter com qualquer pessoa se já não se pode confiar nem em si mesmo? E é verdade, as pessoas perderam mesmo a confiança em si.

Proponho um teste. Se você tiver que dizer uma qualidade e um defeito seus, vai perceber que é muito mais fácil falar dos defeitos. Por quê? Não deveria ser tão difícil assim lidar com coisas boas.

Ouço várias pessoas dizendo que não gostam de elogiar e dizer as qualidades de outra pessoa para que ela não fique metida. E é assim mesmo. Se alguém é cheio de si, já é tachado de metido. Acho que a confusão pior é achar que não gostar de si tem algo a ver com humildade. Que besteira!

Tem ainda o caso dos relacionamentos amorosos. Muitos afirmam que não conseguem dizer o quanto e por que gostam da pessoa com quem estão porque já se envolveram assim antes e acabaram se magoando. Como se relacionar sem se envolver?

É complicado. Eu também tenho essas dificuldades, mas acredito que seria muito bom se todos começássemos a treinar a prática do elogio. Comece hoje mesmo, faça um elogio a alguém sem a vaidade de esperar algo em troca e sem o medo de achar que a pessoa vai ficar cheia de si e virar uma convivência insuportável. Também não estranhe as diferentes reações, ninguém está mais acostumado a receber elogios.

Treine também um elogio a si mesmo, não é errado gostar de si, pelo contrário, nós temos que ser os primeiros a gostar de nós mesmos, afinal, se você não gosta de você, quem vai gostar?

Comentários

Clara, posso começar a aceitar o seu conselho lhe elogiando pela escolha do tema dessa semana? :)
Marilza disse…
Clara, seus textos são leves, gostosos de ler e precisos.Viu? Já comecei praticando o elogio...rs
Abs
Opá! Fico muito feliz que tenham aceitado o convite para a prática do elogio, e mais feliz ainda que esses elogios sejam para mim!
Obrigada!
=)
Carla Dias disse…
Pois é, Clara... Elogiar dói em algumas pessoas. Eu confesso que adoro elogiar, mas sou péssima em aceitar elogios. Então, acho que temos de praticar as duas coisas: elogiar e ser elogiado.

Postagens mais visitadas