É TARDE >> Kika Coutinho

Sei que está um pouco tarde, mas como já descumpri as minhas primeiras promessas para 2010, resolvi refazê-las, de forma mais realista.

Quanta pretensão desejar coisas grandes em um mundo já tão farto de grandiosidades. Quanta tolice desejar a mega-sena da virada quando se tem um bebê saudável e perfeito... Como eu ganhei na loteria quando minha pequena filhota nasceu, há pouco mais de um mês, resolvi pensar melhor e desejar aquilo que realmente importa.

Desejo que o elevador não demore tanto, por exemplo. Que eu não enfrente congestionamentos monstros. Que eu não pegue nem gripe nem resfriado, mas que pegue boas energias, boas liquidações, bons projetos.

Que o cabelo fique bom, esteja sempre repartido do lado certo e que sempre dê tempo de lavá-lo. Tempo. Ah, o tempo... Pode haver melhor coisa para ganhar-se em 2010? Tempo! Tô preferindo tempo à mega-sena da virada. Aliás, quem busca grana, busca, no fundo, comprar tempo. Quem quer ganhar na mega-sena quer deixar de trabalhar, deixar de ter obrigações, deixar de ir ao banco, ao Detran, ao cartório autenticar uma via de qualquer coisa. Quem quer ganhar dinheiro, quer mesmo é tempo. Tempo para tomar um banho longo, tempo para preparar um bolo, tempo para fugir da cidade, tempo para dormir até mais tarde, tempo para ver os filmes e ler os livros atrasados. Tempo para ver o sol e a lua lá fora. Tempo para viver, entender o que parece incompreensível, para aceitar o que nos é inaceitável e tempo, até, para errar e corrigir o que ainda tiver conserto.

Eu desejo tempo para estar próxima aos que amo, quando estarei longe dos que sequer gosto. Que absurdo gastarmos essa preciosidade que é o tempo com aqueles por quem não temos afeto...

Eu desejo, portanto, que meu tempo seja bem gasto com boa comida, boas pessoas, grandes amigos e maiores amores. Desejo rir até doer a barriga, pelo menos uma vez por mês, o que é bem pouco, na verdade.

Desejo dias de sol, alguns de frio — bem poucos se possível — só pra dar um charme. Desejo mesmo é vestir blusa de alcinha, vestidinhos rodados e havaianas nos pés. Desejo a pele meio bronzeada e desejo fazer as unhas toda semana, sem falta.

Desejo um beijo de boa noite a cada adormecer, um abraço apertado a cada partida e a cada volta, um longo silêncio de amor, um aconchego quente quando estiver frio, um picolé geladinho no calor.

Desejo tantas coisas importantes que, de repente, num instante, a mega-sena da virada parece uma enorme pechincha, um prêmio de consolação, uma bobagem, quando se pede toda essas preciosidades que ando querendo...

Comentários

Ana, antes de mais nada tenho que agradecer a Sofia por ter liberado você pra voltar a escrever. :) É um prazer aposentar as justificativas e retomar os comentários. Eu me senti um milionário lendo sua crônica: tempo não tem me faltado nos últimos meses, e espero continuar dispondo dessa riqueza.
Ana Campanha disse…
que lindo! Eu quero tempo também! Tempo pra ser mais feliz.
Unknown disse…
Todos somos felizes, só não temos tempo de perceber!

Postagens mais visitadas