MENSAGEM AO PASSADO >> Fernanda Pinho


Há algumas semanas, vejo pessoas compartilhando nas redes sociais uma pergunta que me intriga: “Se você pudesse enviar uma mensagem de apenas duas palavras para si mesmo quando mais jovem, o que escreveria?". Não ouso entrar na brincadeira pois me reconheço incapaz de enviar uma mensagem de apenas duas palavras para quem quer que seja.  Muito menos para minha versão mais jovem que, possivelmente, é a pessoa para quem eu mais tenho vontade de dizer coisas. Muitas coisas. Talvez, mais apropriado seria escrever uma carta.

Querida eu,

Em primeiro lugar, informo que talvez você não tenha me encontrado num bom dia. Estou levemente irritada, já que estou há dias vivendo a base de suco de soja, queijo cottage, pão integral e outros alimentos que estão muito, mas muito longe de serem os meus preferidos. Considerando que tenhamos a possibilidade de reajustar as coisas, o que você poderia fazer para evitar que eu chegue nesta situação é: parar de comer. Ou simplesmente parar de comer tanto e  de repetir como uma mantra que você precisa engordar. Moça, você deu entrevista para a televisão falando sobre suas dietas de engorda. Acredite, você não precisa disso!

Pare de pesquisar sobre dietas ultracalóricas. Em vez disso, use seu tempo para, por exemplo, praticar o espanhol. Isso vai evitar muitas discussões por falhas de comunicação no seu casamento. Sim, você irá se casar com uma pessoa de língua espanhola, que você ainda não conhece. Ou seja, não precisa ficar tão abalada se aquele cara pelo qual você se supõe estar apaixonada disser que “não curte Milton Nascimento porque não é fã de música clássica”. Tranquila, você não vai precisar ouvir essas frases estapafúrdias pelo resto da sua vida.  Esse cara vai passar. E todos os outros também.

Leia mais. Quanto mais o tempo passar, mais haverá livros para serem lidos e maior será sua angústia por não conseguir ler todos eles. Aproveite que agora você tem mais tempo. Sim, querida, você não sabe nada sobre o que é ser ocupada de verdade. Leia, assista filmes, escreva. E não delete seu blog a cada vez que você terminar um relacionamento. Você irá morrer de arrependimento por isso. 

Se você quer fazer vídeos para seu blog, saiba que é uma ideia supervanguarda e que, agora, onde eu estou, todo mundo faz.  Se você quer mesmo fazer outra faculdade, tem que ser agora.  Volte a usar aparelho nos dentes. Não insista em ler num ambiente semi-iluminado. Não desista de dirigir.

Esquece essa história de medo de avião. Sabe essa caixa de Rivotril que o médico te receitou para viagens? Não vai servir pra nada. Aprenda rápido que medo só se supera com enfrentamento e pare de sofrer à toa. Pare também de repetir que jamais teria coragem de sobrevoar a Cordilheira dos Andes.  Saiba que o marido de língua espanhola é chileno e você vai viajar para o Chile mais que para qualquer outro lugar dentro do próprio Brasil.

Anota mais essa: ironia pouca é bobagem.

Sem mais para o momento.

Você

P.S.: Leia com carinho e, de preferência, desconsidere todas as minhas sugestões. Foi por você ter agido como você agiu que eu me tornei quem sou hoje. E, honestamente, eu curto muito essa versão.

Comentários

Inspiradora e divertida crônica, Fernanda. :)
Zoraya disse…
Fernanda, cada vez melhor!

Postagens mais visitadas