PENSE >> Carla Dias >>


Você não pode estudar, porque é mulher. Não pode amar alguém do mesmo sexo, porque é pecado. Está proibido de ser bem-sucedido, porque é negro. Nem pense em ser admirado, porque é magro ou gordo demais. Você não pode ser bem cuidado, porque é pobre. Não pode ter educação de qualidade... Pra quê?

Restrições culturais, religiosas e sociais, assim como o mais puro preconceito, são alimentos para a ignorância e a intolerância. De outra forma, as meninas da Nigéria estariam em suas casas, pessoas que foram assassinadas porque eram gays estariam vivas. Negros não seriam boicotados e humilhados por conta da cor de sua pele. Meninos e meninas cresceriam sem a cutucação incessante de que são imperfeitos, de acordo com as capas de revistas. Os hospitais de periferia teriam condições e bons profissionais para atender bem aqueles que precisam. O ensino público seria inspirador para pensantes.

Eu sei que há mais sobre o mundo do que a violência. Faço questão de me manter atenta aos que, às vezes mergulhados na mais profunda solidão ideológica, fazem o bem aos que desse bem precisam. Apesar de ruminar uma tristeza tamanha pelas ações de muitos, ainda acredito no ser humano. Caso contrário, desacreditaria a minha própria capacidade de benquerer aqueles que me cercam, eles que dão significado à minha vida. Porém, fica impossível não lamentar profundamente a involução da nossa espécie, já que, pelo visto, muitos ainda não alcançaram a plena compreensão de que somos responsáveis pelos nossos pensamentos e ações, e isso inclui a incitação à violência cometida em nome de uma justiça fantasiosa.

Linchamento é o tipo de coisa que me faz pensar em involução. Achar-se tão digno de ser o juiz imediato de uma pessoa, engolindo todos os direitos de defesa dela, baseando-se em disse me disse. Assim, fácil, fácil, você tira a vida de uma pessoa.

Quando falamos em tomar cuidado com as informações que compartilhamos, nas redes sociais e durante os bate-papos com amigos e familiares, também falamos sobre essa responsabilidade à qual pouco se dá importância. A força que colocamos na replicação de uma notícia, de um acontecimento, pode funcionar para o bem ou para o mal. Além do mais, queremos mais do que atuar como meros compartilhadores de informações, certo? Então, que sejamos mais honestos com as nossas crenças e desejos. Que colaboremos com o que realmente acreditamos ser algo bom. É que um ponto de vista muito bem colocado pode inspirar alguns a levarem a teoria alheia à prática. Novamente, para o bem ou para o mal.

E assim voltamos ao básico: informação é poder, e quase sempre também é mentira. Se não formos capazes de respeitar essa possibilidade, de averiguarmos a verdade, continuaremos a oferecer munição aos que acreditam que sua interpretação dos desejos de Deus é lei. E que privar pessoas do direito de ser, e da liberdade de escolher os seus próprios caminhos, é correto. Que a intolerância e o preconceito são cabíveis.


Imagem © quadro de Jean Hippolyte Flandrin

carladias.com

Comentários

É, Carla...
Há que se ter cuidado com as palavras. Sempre!
Carla Dias disse…
Eduardo... Sempre.
Carla Dias disse…
Eduardo... Sempre.

Postagens mais visitadas