FORA DE ÓRBITA >> Clara Braga

Outro dia me peguei pensando em uma dessas besteiras que a gente pensa só para descansar a mente. Não é nada que vá acrescentar na minha vida e talvez não acrescente também na de ninguém que está lendo essa crônica, mas acredito que a mente precisa dessas paradas para pensar em nada e dar conta de todo o resto.

Estava me questionando o seguinte: será que eu posso dizer que os nomes têm idade?

Pois é, estranho assim! Mas em algum ponto fez muito sentido para mim, afinal alguém conhece algum recém-nascido chamado Nilson? Wanderléia? Aníbal? E alguém já ouviu falar de alguma idosa chamada Alice? Carolina? É claro que existe, eu sei que, se procurar, eu vou achar, mas me parece tão incomum.

É claro, também, que eu sei que todo Nilson que é idoso um dia foi criança e todo bebê chamado Alice sabe que um dia será idosa, mas eu não consigo me imaginar bem velhinha tendo uma amiga Carolina e também não lembro de nenhum colega de escola chamado Aníbal.

Acho que no final das contas não é que nome tenha idade, nome tem épocas, assim como as roupas. Tem épocas em que certos nomes são muito comuns, em outras já nem tanto, e alguns nomes já parecem ser atemporais. Atire a primeira pedra quem nunca conheceu uma Ana, um Gabriel, um João!

E continuando a comparação com roupas, nome também é um pouquinho de moda. É que nem aquela roupa que aparece na novela e daqui a pouco todo mundo tem. É só aparecer uma protagonista legal, com um nome diferente, que todas as crianças nascidas naquele período têm o mesmo nome.

Será que se colocarem na próxima novela uma protagonista com uma história muito boa com o nome de Epifânia, apelido Fanoca, nome da minha bisavó por parte de pai, que eu nem cheguei a conhecer, esse nome vira moda?

Comentários

Unknown disse…
Eu também acho que os nomes têm idade (e cor também, já escrevi sobre isso aqui). E não estou nada preparada para quando começarem a me chamar de Dona Fernanda, pois não conheço nenhuma Fernanda idosa, além da Montenegro (que nem se chama Fernanda de verdade, então não vale). Mas vc tem um nome atemporal, né? Acho que Clara vai bem em todas as idades :)
Bjos!
Grato, Clara. Eu estava mesmo precisando sair um pouco de órbita para dar conta de todo o resto. :)
Clara,
Bem interessante!Legal é observar isso em salas de aula, dependendo da época, existem vários nomes iguais em uma sala, todos com idade aproximada, fruto da moda no ano do nascimento.
Bruno Coriolano disse…
Otima cronica. Bem legal mesmo.


http://portaldalinguainglesa.blogspot.com/
Quando eu era menina, era um enxame de Anas na escola: Ana Paula, Ana Maria, Ana Lucia, Ana Cristina. O que sempre me salvou do tédio foram as letrinhas a mais: Anna Christina. Agora, eu conheço sim Alice idosa. E na escolinha do sobrinho tinha um Walter. Walter é nome de idoso, né não? :)

Postagens mais visitadas