PRESTÍGIO [Anna Christina Saeta de Aguiar]


No dicionário, o verbo prestigiar é definido, quando transitivo direto e pronominal, como "conferir prestígio a algo ou alguém". Já quando como transitivo direto, prestigiar é entendido como valorizar alguém ou algum evento, com sua presença.

Depois de tantos meses sem escrever, uma amiga perguntou se eu não sairia do meu recolhimento para prestigiar os dez anos do Crônica do Dia. Eu respondi que, infelizmente, não seria possível.


Porque não teria lógica eu vir aqui "prestigiar" o Crônica do Dia, quando na verdade eu é que sou prestigiada por ter o privilégio de participar deste que - falo sem medo, sem timidez, sem qualquer hesitação - é o mais agradável, o mais organizado, o mais honesto e bem freqüentado veículo para novos autores na internet.


Conheci o Crônica do Dia há coisa de sete, oito anos. Nessa época eu estava me embrenhando no mundo, até então desconhecido para mim, da literatura virtual. E ler gente como a gente escrevendo é uma coisa louca. Sei lá. Parece que é fácil escrever. Parece também que todo mundo escreve. Todo mundo, até eu? Nunca antes tinha escrito, quer dizer, tinha escrito uma meia dúzia de textos, estimulada que estava pelo que vinha lendo, mas nunca escrevi como as pessoas escrevem.


E daí o convite para escrever para o Crônica do Dia. Dividir páginas com a profundidade de Carla, com a juventude e o frescor da Paula, com o talento puro do Eduardo, com a maturidade e a sabedoria da Débora, com a leveza do Maurício, com a criatividade e as sacadas geniais de todos os escritores que já passaram e que continuam passando pelo Crônica... não é mole, não. É assustador, é... prestígio.


Prestígio, que também é nome de doce, pura delícia, chocolate com côco, o preto no branco formando um sonho de cores, sabores, texturas, todos opostos e perfeitos quando unidos. E o Crônica é exatamente isso: uma combinação deliciosa de pessoas, estilos diferentes, crônicas e fantasias, contos e histórias. Diariamente. Há dez anos!


Só posso agradecê-los, portanto, por me prestigiarem ao permitir que eu lhes dê os parabéns assim, aqui, misturando-me a vocês. Os primeiros dez anos foram ótimos! Que venham os próximos.

Comentários

Anônimo disse…
Anna, você traduziu exatamente o que eu sinto quando resolvo escrever algo e lembro dos textos de alta qualidade que aqui leio. Mas, acredite: você tem todo o prestígio para estar "adoçando" o Crônica.
Concordo com a Marisa: vc é parte do espaço, do cenário, da voz do Crônica do Dia. E é um prazer, sempre, te ler. Portanto, trata de dedilhar mais vezes por aqui, prestigiando (sim, senhora!), todos que adoram te ler.
Beijo enorme.
Chris!

Seu belo texto desmente qualquer tentativa de auto-exclusão desse grupo. :)

Ler você foi tão gostoso quanto comer um Prestígio após meses de dieta. Nós todos já estamos no peso ideal, então, por favor, volte a nos entregar prestígios e chokitos e bis e sonhos de valsa todas as quinzenas. :)
albir disse…
Concordo com todos.
Seu texto parece o "parabéns" escrito sobre bolo de aniversário coberto de chocolate.
Carla Dias disse…
Chris,

Além de ficar muito a fim de comer um prestígio, devo dizer que espaços como estes são construído por pessoas como você: com palavras prontas para dizer o que é simples e também o que, profundamente, nos açoita a alma.
Você é da casa, moça!

Postagens mais visitadas