PERSEGUIÇÃO >> Albir José Inácio da Silva

Pedro olhou pro relógio quatro vezes nos últimos cinco minutos. O ônibus não estava atrasado ainda, mas podia se atrasar. Mexia-se, mão no bolso, coceira na perna, na cabeça. Abre bolsa, fecha, confere a marmita. Não vazou, já tinha visto isso.

Uma estudante percebe a angústia. Pedro foi pouco à escola, mas sabe que se pode chegar atrasado lá. No máximo fica de castigo. Ele, não. Não pode se atrasar. A menina não se contém: “Calma, moço, o ônibus já vem”.

O ônibus podia chegar mais cedo, pelo menos hoje. Nada pode ser pior do que atraso hoje. Quer dizer, o pior aconteceu ontem, botaram o Jorge como encarregado. Tanta gente pra escolher. Tinha que ser o Jorge. Jorge que nunca gostou dele. Jorge que o perseguia, humilhava, antes mesmo de ser encarregado. Imagina agora, o que não vai fazer.

Deve ser coisa de santo que não cruza, essa ojeriza desde o dia que Jorge chegou na fábrica. Cabelo esquisito, manga dobrada pra mostrar que é forte, nariz pra cima e voz gritada. Pedro detesta voz alta. O olhar é de zombaria. Tudo é motivo de gozação quando vê o Pedro: roupa, marmita, sapatos e até o santinho de sua devoção. Aquilo é um demônio.

Quando o Seu Nicolau anunciou o novo encarregado, Jorge sorriu um sorrisinho amarelo e olhou pra ele. Por que olhou pra ele? Lá vem perseguição. Pedro não dá motivos, mas quem disse que precisa. Quando o diabo quer, ele arranja o motivo.

O ônibus chegou na hora, mas nada acalmava o coração de Pedro. Gastou a viagem sofrendo pelo que se transformaria sua vida daqui pra frente. No portão, teve vontade de não entrar. Estava no horário, mas teve medo de atraso no seu relógio. E quem estava perto do escritório? Jorge.

O novo encarregado viu quando Pedro entrou e foi na sua direção. Pedro se armou: não ia aturar desaforos, que se danassem os quinze anos de casa, tinha vergonha na cara, trabalho não falta pra quem é honesto. Suportou aquilo tudo porque era na conta de brincadeira de colega, mas não ia aguentar humilhação de chefe. Levantou o queixo e desafiou Jorge com o olhar, mas ele nem percebeu:

— Seu Pedro, eu queria falar com o senhor. Eu sei que a gente tem nossas diferença. Acho que o Senhor não gosta de mim. E até com razão. Eu tenho umas brincadeira meio esquisita. Mas isso era antes. O senhor me desculpe qualquer coisa. O Seu Nicolau disse pra mim arranjar um homem de confiança pra ajudar nessa coisa de encarregado. Eu sei que o senhor conhece bem o serviço, tá aqui há mais tempo que eu, e se o senhor quiser trabalhar comigo, eu vou ficar muito sastifeito. Tem uma coisinha a mais no salário e o batente não é tão pesado. Pensa direitinho, depois o senhor me fala.

Jorge apertou a mão de Pedro e se afastou. Pedro ficou olhando a mão ainda esticada. Pigarreou, piscou com força duas vezes, fungou e sacudiu a cabeça para espantar uma bobagem que lhe deu no peito – isso de bobagem não é coisa de macho.

Comentários

Fez lembrar um sonho repetido que eu tinha quando criança, Albir. A lembrança veio em boa hora. Grato. :)
Unknown disse…
Imaginamos mil coisas, nos precipitamos, sofremos antecipadamente...
Zoraya disse…
Albiirrr, você anda muito abusado, que coisa mais linda, homem! Até eu senti minha garganta apertar no final!

Postagens mais visitadas