AUTORRETRATO OU SELFIE?? >> Clara Braga

Lembro de ter estudado sobre o tal do selfie na faculdade. Não exatamente o selfie, até porque na minha época ele tinha outro nome, era autorretrato, mas o princípio parece ser o mesmo. Mas é só o princípio que parece, pois os fins são bem diferentes. Na minha opinião, até o nome autorretrato é mais poético, selfie soa algo um tanto egoísta, mas pode-se dizer que a carapuça serviu.

Lembro de uma professora falar sobre o autorretrato. Resumindo por alto, é mais ou menos a técnica de se autopintar ou fotografar, enfim, se autorretratar dentro de um contexto significativo para você. Ou seja, o autorretrato está ligado à subjetividade, já que o que é significativo para você não necessariamente é significativo para os outros, está relacionado aos sentimentos. E é exatamente nesse ponto que eu me pergunto, onde foi parar o sentimento dos autorretratos?

Frida Kahlo foi uma grande pintora que criou uma quantidade enorme de autorretratos. Agora eu pergunto, você consegue imaginar a Frida sentada com seu cavalete em frente ao café em Sidney, pintando um quadro enquanto o tiroteio rola solto dentro do café? Enquanto várias pessoas são mantidas como reféns, duas acabam mortas, outras tantas feridas, Frida mistura um pouco mais de preto na cor vermelha, pois o vermelho claro não representa a dramaticidade do momento de forma eficaz! Soa bizarro né? Alguns ainda dirão, soa bizarro pois ninguém anda na rua com um cavalete na mão esperando um bom momento para pintar um quadro. Será que ninguém consegue perceber que a bizarrice da atitude é a mesma independente da técnica?

Não tem a menor graça fazer parte de uma tragédia, não tem a menor graça não ter coração suficiente para se compadecer da dor dos outros e não é tranquilo fazer uma selfie só porque o seu smartphone é tão rápido que ninguém nem vai perceber que você fez a tal da foto. Depois ela vai cair nas redes sociais e todos vão achar você uma pessoa sem a menor noção, e quem não achar é porque é tão sem noção quanto você. 

Definitivamente, os smartphones estão ficando cada vez mais smart, e deixando o povo cada vez mais burro. 

Comentários

Anônimo disse…
Os selfies viraram banais e uma mania boba principalmente em casos como estes.Acho que alguns seres humanos estao ficando cada vez mais sem nocoes do que nunca.

Postagens mais visitadas