RELACIONAMENTO ABERTO >> Clara Braga

Outro dia estava conversando com uns colegas do estágio e uma das meninas soltou que tem um relacionamento aberto. Eu, muito antiquada em relação a relacionamentos, mas querendo bancar a moderninha na frente dos colegas, fingi que não via absolutamente problema algum em algo do tipo, muito pelo contrário, que hoje em dia esse tipo de relacionamento chega a ser até normal, o que de fato tem acontecido.

Logo que o assunto acabou, a tal menina saiu da sala e, de repente, se tornou o novo assunto! Ninguém queria fazer fofoca pelas costas, mas foi engraçado perceber como todos estavam curiosos para entender como funciona, afinal, um relacionamento aberto. Quer dizer que ela pode sair hoje, ficar com um cara na festa e continuar sendo a namorada do outro? Quer dizer que se ele fizer o mesmo ela não vai se importar? Quer dizer que tudo bem você beijar ele hoje sem saber quem ele beijou ontem? Ou pior, dormir com ele sem saber com quem ele dividiu a cama no dia anterior? É... antiquada eu já admiti que eu sou quando o assunto é namoro, mas essas coisas para mim soam até um pouquinho nojentas, me desculpem caso esteja sendo exagerada...

Sei que o assunto terminou até o dia em que essa mesma menina chegou lá dizendo que o namorado estava doente e que ela não fez nada o final de semana inteiro, pois ficou cuidado do dito cujo. Ah, e teve também o dia que ela estava dividindo o carro com ele, buscando e levando ele para todos os lugares necessários, pois ele havia batido o carro dele e por isso o veículo ficou no mecânico. Quer dizer, pudemos reparar que todo o esforço e cuidado necessários para um relacionamento funcionar, existe no relacionamento dos dois... mas a troco de que, todos nós nos perguntávamos. Ela cuida dele esse final de semana inteiro para o próximo, quando ele já estiver curado, ele curtir com outra mulher? E a carona? Para ir ao trabalho pede para ela, mas para ir para a balada ele tem a carona dos amigos, afinal, dessa vez ele não quer que ela vá. E a viagem? Ah sim, tem uma viagem para a Europa que ele está planejando com os amigos, e que ela não pode ir, pois ele quer saber como são as mulheres europeias, e ela atrapalharia nesse quesito, caso fosse junto.

Até que ponto vale a pena? Ficamos dias discutindo o assunto e chegamos todos sempre a mesma conclusão, alguém ainda vai se magoar, na verdade, já está se magoando, pois na cabeça dela, ela conheceria a Europa com ele, em uma viagem romântica. Dá para ter romantismo em um relacionamento aberto? Dá para confiar? Dá para acreditar que você vai sempre poder contar com a pessoa? Se você gosta tanto daquela pessoa, a ama, porque ela não te basta? Se não podemos responder essas questões com 100% de certeza nem em relacionamentos “fechados”, imaginem os abertos...

Sei que para alguns eu estou soando extremamente preconceituosa, inadequada, antiquada e etc. Sei também que eu não tenho nada a ver com o relacionamento dos outros, se eles combinaram que seria assim e estão felizes dessa forma, eu não posso falar nada. Mas foi muito bom constatar que no meu ambiente de trabalho, e acredito que seja assim por ai a fora também, existam mais pessoas que fingem ser moderninhas do que aquelas que de fato são. Porque?

Comentários

Zoraya disse…
Clara, nao se impressione nao. Vivemos na era do 'fake', em que as pessoas se sentem obrigadas a ser o que nao sao, sem nem saber se o que fazem é realmente o que sentem ou querem. Concordo com vc, nada temos com a maneira de se relacionar do outro, mas, convenhamos, relacionamento aberto é o último grau do descomprometimento com o Amor. Depois dizem que o mal do século é a solidão e ninguem sabe por quê. Muito legal a crônica.
Anônimo disse…
todas essas perguntas, vc deveria fazer a ela.
como vc pode afirmar que um deles já se está se magoando?
eu acredito em amores livres e poliamorosos.
eu não gostaria de abrir mão da minha liberdade por ninguém, isso não quer dizer que eu não amaria verdadeiramente uma pessoa ou mais de uma.

Postagens mais visitadas