EXPECTATIVA BOA>> Mariana Scherma


Não sei se mais, talvez seja tanto quanto. Quero dizer, tanto quanto viajar gosto da expectativa de viajar. Se tem algo que me deixa feliz é abrir um mapa e começar a sonhar. Eu já viajo nessa hora. Em pensamento, tô sempre viajando. E no momento tô mode on e no volume máximo, curtindo essa expectativa das férias que se aproximam. Acho tão saborosa essa espera que não sei se quero que maio chegue logo ou não, porque uma coisa é certa: depois que chega, já começa a acabar.

Em 2010 fiz meu primeiro mochilão sozinha. Um dia antes de embarcar, nem dormi. Meus pais sofreram de me ver partir. Seriam três semanas curtindo o Velho Mundo, mas mais parecia que eu estava viajando também no tempo e indo, sei lá, pra Segunda Guerra, direto para um campo de concentração. Entendo o medo dos meus pais. Eu senti medo, mas o medo bom, que empurra pra frente e joga você dentro do avião. Meu medo passou assim que entrei na sala de embarque, com o coração dolorido por estar feliz e ver meu pai e minha mãe chorando. O combinado em casa era que eu ligasse pelo menos a cada dois dias. Cumpri o acordo e era engraçado, eu ouvia minha voz cada vez mais estridente de alegria (eu sou bem aguda, confesso) e eles, cada vez mais tranquilos. Eles diziam saudade e eu dizia, queria vocês aqui comigo. O problema de fazer o primeiro mochilão é que você vicia, como se provasse uma droga do bem (se é que existe droga do bem). Você se sente tão pequena num mundo tão gigante. Percebe que seus problemas (os meus, pelo menos) cabem numa caixa de fósforo. A sensação é de que o mundo é grande, você tem pernas e vamos lá, desbravar cada pedacinho desse planeta.

Quando voltei, voltei diferente. Não voltei com excesso de bagagem porque viagem faz isso comigo: me deixa num estado tão louco de felicidade que percebo que não preciso de nada material. Voltei com a alma mais leve, com o sorriso mais largo, com saudade e com vontade de voltar logo. Desde então fui guardando uma graninha. Guardei mais ou menos o suficiente e aí me deu aquele medo: vou gastar tudo pra viajar? Acho melhor não... “Mas não foi pra isso que você estava guardando?”, minha mãe me disse, essa sábia. Foi. Aí pensei, pensei e abri a mão. Lembrei que, mesmo mais pobre, sempre volto mais rica das viagens. Minhas lembranças não têm euro ou real que pague, não. Viajar faz eu me apaixonar pela vida e pelo mundo. Ôh delícia!

A você, que perdeu uns minutinhos lendo essa crônica, peço mil desculpas, mas eu sou toda expectativa no momento. Com as outras pessoas, eu me forço a conversar sobre outros assuntos pra não ser cansativa. Mas, durante essa crônica, fomos eu mesma e o computador. Nós dois juntos somos uma eterna busca pela passagem mais barata, pelo hotel mais legal (e mais barato, óbvio). Estou curtindo a espera mais ou menos como uma mulher grávida. Pode parecer exagero, mas, depois que acabar a viagem de férias, nasce uma nova Mariana, mais feliz, mais em paz, muito mais dona e companheira de si mesma. Eu me transformo na Mariana que tem dó de piscar e deixar uma paisagem passar. Eu viro aquela que sorri tanto que parece apresentadora de programa infantil. Eu fico loucamente feliz.

E se puder dar uma dica a você que leu tantas linhas de expectativa, aí vai: fotografe com moderação e só depois de enxergar bem o lugar (olhar com seus próprios olhos é muito melhor). Tente deixar o tablet ou o notebook no hotel (leve no máximo um bloco de papel pra anotar suas sensações). Sorria para os desconhecidos (a gente faz amizades incríveis assim, do nada, só porque está mais feliz). Viaje ao menos uma vez na vida sozinho (você precisa se tornar o melhor companheiro de viagem pra si mesmo, acho que só assim vira um companheiro nota dez aos outros). Olhe para o céu, acho mágico como cada cidade tem o mesmo céu com cores diferentes. Cada tom de azul é único. E, claro, não viaje com excesso de bagagem e tente não voltar com excesso de bagagem, opte pelo excesso de boas memórias, são sempre o melhor souvenir.




Comentários

Lucia disse…
era só que faltava...Levar notebook para os passeios.Eu hein!
Unknown disse…
Que delícia, Mariana!!! O texto e a sua expectativa!!!
Estou nessa também, aguardando e planejando as próximas ferias, que também serão em maio, como as suas...
Divirta-se! E volte com outra bela crônica pra gente!!!
:D
Unknown disse…
Que delícia, Mariana!!! O texto e a sua expectativa!!!
Estou nessa também, aguardando e planejando as próximas ferias, que também serão em maio, como as suas...
Divirta-se! E volte com outra bela crônica pra gente!!!
:D
Zoraya disse…
Valeu, Mariana, viajar é a melhor coisa! Também fico economizando em prol da minha viagem anual de férias, e procurar hotel é tudo de bom! Mas diz pra gente, pra onde voce vai?

Postagens mais visitadas