MORAR E VIVER >> Fernanda Pinho




Morar todo mundo mora. Até os moradores de rua moram. Ao longo da vida a gente costuma morar em vários lugares. Lugares bons até. Mas alguns, não bons o suficiente para que o morar seja promovido ao viver. E ser um lugar bom para viver (e não simplesmente morar) nada tem a ver com dinheiro e outras superficialidades. Tem gente que mora em mansão. Tem gente que vive em favela.

Morar é estar num eterno desejo de mudança, ainda que não existam planos concretos para sair dali. Viver é construir o quarto para quando vier o bebê, ainda que não existam planos para uma gravidez.

Para o lugar que a gente mora compramos um vaso de planta para o hall de entrada que orna com a cor da parede. No lugar onde a gente vive plantamos uma palmeira que vai demorar dez anos para crescer.

No lugar onde a gente mora descobrimos um restaurante superbacana na rua de trás. No lugar onde a gente vive,temos uma panela de pedra guardada no armarinho lá de fora que é perfeita pra fazer o frango com quiabo igual o da vovó.

No lugar onde a gente mora chamamos o eletricista porque a água do chuveiro ficou gelada de repente. No lugar onde a gente vive temos uma gambiarra na instalação do chuveiro que é só dar um toquinho que a água sai pelando.

Morar é adorar viajar. Viver é amar voltar pra casa (de preferência, cheios de bugiganga para a decoração). Morar é visitar os amigos constantemente. Viver é querer ser o anfitrião. Morar é manter os livros antigos eternamente encaixotados. Viver é encher a casa de prateleira, com livro pra todo lado.

A casa onde você mora é uma gentil conhecida. A casa onde você vive é a amiga íntima. Morar numa casa é caminho. A gente mora com o cérebro. A gente vive com o coração. Viver numa casa é chegada. Morar é ter vizinhos. Viver é ter parentes mais próximos. Sobre a casa onde moramos, contamos casos. Morar é economizar para o futuro. Viver é não conseguir dar uma volta na rua sem adquirir um novo apetrecho para a casa. Sobre a casa onde vivemos, contamos histórias. Você mora em uma casa. Você vive n'A casa. Morar é estar satisfeito (mas nem sempre). Viver é estar feliz (sempre).

Imagem: sxc.hu

Comentários

leonardo disse…
muito boa esta cronica MORRAR E VIVER ela esta me ajudando a criar a minha propria cronica
Zoraya disse…
Muito linda essa, Fernanda.

Postagens mais visitadas