CHEGA DE TANTA BESTEIRA
>> Clara Braga

Recentemente meus pais estiveram na Argentina, e quando voltaram comentaram a mesma coisa que eu já tinha ouvido outras pessoas comentarem quando estiveram lá: como eles ficaram impressionados com o quão politizados são os argentinos. Quando meus pais falavam que eram brasileiros, logo a pessoa dava uma aula sobre o que estava acontecendo com a política no Brasil, sabiam tudo mesmo.

Meus pais também conhecem uma pessoa que passou pela mesma situação, ou talvez até pior, porque quando o taxista argentino começou a falar sobre o que ele sabia... eram coisas que nem a própria pessoa sabia que estava acontecendo aqui no Brasil. E eu me atrevo a dizer que isso vai acontecer cada vez mais, já que o brasileiro está perdendo toda a sua esperança em relação à política.

Já disse uma vez aqui que não gosto de falar de política por não entender muito bem, o que é a mais pura verdade, mas esses fatos têm me impressionado tanto que não tem como não escrever sobre. Final de semana passado, eu fui ao cinema assistir Tropa de Elite 2. Gostei tanto do filme que já fui assistir novamente, recomendo mesmo, mas o que mais me chamou a atenção não foi nenhuma cena específica do filme, e sim a reação das pessoas quando o Capitão Nascimento espanca um certo político (desculpa quem não viu o filme, mas juro que não contei nada demais). As pessoas, no cinema, assobiavam e aplaudiam, e isso acontece porque essa é a vontade que todos estão tendo nesse momento, é o que todo mundo gostaria de fazer, mas não faz.

Nós não temos aqui no Brasil essa cultura forte de luta, de ir às ruas brigar, de fazer uma mobilização realmente significativa. Já tivemos os movimentos estudantis, mas cadê? Posso estar falando besteira, mas é isso que eu vejo, cada vez mais pessoas sem muito argumento. Outro dia no supermercado, ouvi uma moça revoltada brigar com o cara da fila porque ele iria votar na Dilma e ela começou a gritar dizendo que a Dilma era uma assassina, e que ela ia provar isso ao cara mandando para ele o e-mail que ela recebeu afirmando isso sobre a Dilma. Por favor, desde quando e-mail comprova alguma coisa? Bom, eu não entro nessas brigas exatamente por não ter argumento algum, mas já estou com tanta vergonha de ouvir essas besteiras que estou procurando me informar melhor das coisas, e fica aqui meu apelo para que todos façam o mesmo, antes que vire moda mandar e-mail para comprovar algo.

Comentários

vanessa cony disse…
Clara,penso como vc.DETESTO política.Sei que isso possa revoltar aqueles que tanto lutaram e militaram pela democracia mas é tudo tanto enjoado...
De qualquer forma tb concorado que mesmo assim devemos nos informar melhor para que possamos distinguir todas as besteiras que ouvimos.
Obs:Estou esperando uma nova visita!!!
Beijocas.
albir disse…
Brilhante, Clara!
Talvez centenas de páginas não conseguissem mostrar com tanta propriedade a importância da participação, da informação e do senso crítico.
Clara, obrigado por dar esse "basta!" por todos nós.

Postagens mais visitadas