A VIDA ESTÁ NALGUM LUGAR >> Carla Dias >>

Milan Kundera disse que sim, que a vida está em outro lugar, ao menos para o personagem central do livro de sua autoria que leva este título. Aliás, este é um dos meus livros preferidos.

Quando a nossa vida está em outro lugar, analisamos pratos que já experimentamos, e os que desejamos experimentar, enquanto nos alimentamos do que nos foi servido. Dialogar sobre passado e futuro, ignorando o presente, o exercício do agora, é uma forma muito eficiente de não estarmos onde deveríamos, e posso citar uma serie de exemplos que em nada tem a ver com comida.

Olhar por cima dos ombros do presente também é uma forma quase pueril de evitar se olhar no espelho da transformação. Hoje somos a soma do que vivemos com as buscas que se esparramam em um futuro que não pode ser programado, mas certamente pode ser sonhado.

Sonhar costuma deslocar nossa realidade, assim leva a vida para outro lugar, de um jeito romântico, quase pueril. Porém, não há como nos atirarmos às páginas de livros de contos de fada e vivermos assim por muito tempo. E nem digo isso pela improbabilidade de nos mudarmos para condomínios inaugurados nas páginas dos contos dos Irmãos Grimm. Digo isso pensando na necessidade natural ao ser humano de saber o que vem após os finais felizes.

Essa inquietação, esse desejo de saber o que há por detrás do olhar benevolente, do sorriso apaziguador, das palavras doces, é o que nos torna curiosos sobre o outro. O que realmente nos leva a nos interessarmos pelo outro.

A vida está em outro lugar quando amamos personagens, ao invés de pessoas. Quando decidimos que o currículo de alguém é sua autobiografia, que a única frase que ouvimos sendo dita por este alguém é o resumo de tudo o que pensa e sente. Quando decidimos que nada está certo: corpo, voz, jeito, sentimento. E quando acontece com a gente, quando nos julgam de forma a sequer se aproximarem de quem realmente somos, não permitindo a existência de oportunidade para que mostremos a nossa real identidade. O que nos dói ou que nos cura. Aquilo que nos emociona e o que fere.

A vida está em outro lugar quando nos tornamos espectadores das nossas próprias biografias. Quando falamos sobre nós, o tempo todo, na terceira pessoa, ou somos incapazes de compreender o valor de assumirmos as consequências das nossas escolhas.

E quando ela está no lugar que lhe cabe, a vida é uma coisa...


NALGUM LUGAR - ZECA BALEIRO
(Zeca Baleiro, Augusto de Campos, E. E. Cummings


Comentários

albir disse…
Que coisa mais boa de ler, Carla!
Carla, você me fez lembrar do esforço que faço para estar sempre aqui, e de como é bom quando estou aqui sem esforço. :)

Postagens mais visitadas