FALTA DE GENTILEZA NÃO, FALTA DE NOÇÃO!
>> Clara Braga

Outro dia fui a uma festa com uma amiga da faculdade e outros amigos dela. Como eu não conhecia os amigos, fiquei mais na minha, não falei muito de início. Mas eles eram muito legais, tão gentis que eu fiquei até impressionada, me trataram muito bem e me fizeram ficar bem à vontade, em pouco tempo eu já conversava como se eles fossem meus amigos de infância. Quando estávamos indo embora, depois deles terem agradecido a minha companhia (ninguém nunca agradeceu minha companhia antes), eu comentei com minha amiga que eles eram diferente de todas as últimas pessoas que eu havia conhecido, eram muito legais, e foi aí que minha amiga me disse algo que me fez ficar pensando por um bom tempo. Ela disse que todos os amigos dela eram assim, e que ela achava que na verdade eu é que conhecia as pessoas erradas e acabei me acostumando com a falta de gentileza! Nossa, essa foi forte, acostumar com a falta de gentileza, como seria possível?

Fiquei com isso na cabeça, mas não demorou muito pra eu perceber que ela tinha razão, e ao mesmo tempo entender o porquê de eu ser acostumada com pessoas um pouco grossas.

Esse final de semana foi aniversário da minha madrinha, e os meus tios do Rio de Janeiro decidiram vir a Brasília para comemorar o aniversário dela aqui. Fazia uns bons anos que eu não os via, sempre nos desencontrávamos, quando vieram pra cá eu não estava e assim por diante. Como é de se esperar, as pessoas mudam, e se você fica muito tempo sem as ver é normal que se assuste com a mudança ou pelo menos que esteja preparado para encontrar a pessoa um pouco diferente.

Cheguei no aniversário e lá estavam eles, cumprimentei e depois fui dar os parabéns para minha madrinha. Quando voltei para a mesa e me sentei, meu tio fez o seguinte comentário para a minha tia: "Pouco não, muito!" Para mim era um comentário totalmente sem contexto, e infelizmente minha curiosidade não me permitiu ficar calada, acabei perguntando pra minha tia o que aquele comentário queria dizer. Foi ai que eu percebi que a falta de gentileza está na minha própria família e que não entender as coisas às vezes é melhor para nossa própria auto-estima! Meu tio tinha comentado que eu estava muito mudada, então minha tia disse que era normal, eu tinha crescido, pintado o cabelo e engordado um pouco. Então ele disse: "Pouco não, muito!"

Qualquer pessoa sabe que é extremamente deselegante dizer a uma mulher que ela está um pouco gorda, agora dizer para a sua própria sobrinha que ela está muito gorda é o cúmulo da falta de noção! Infelizmente, minha mãe me deu educação, educação essa que não me permitiu mandá-lo bem para aquele lugar nesse momento, mas vontade não me faltou!

Agora se esse tipo de comentário vem da sua própria família, como esperar que o resto do mundo seja gentil? Fica difícil...

Pra terminar eu só queria dizer que esse meu tio envelheceu pra caramba, tá a cara do meu falecido bisavô! E se isso soar como uma certa forma de vingança, não estranhem, é mesmo!

Comentários

Clara, fiquei me perguntando se seu tio virá pra "festa" que é o Crônica do Dia. :)
Unknown disse…
Olha, eu acredito que, a príncípio, todas as pessoas devem ser tratadas com educação e respeito. Mas se me tratam com um pouquinho de grosseria que seja, eu viro uma fera. Já deixei muita gente sem graça. Porque esse tipo "sem noção" acha que ninguém vai ter coragem de retrucar. Mas eu me defendo de unhas e dentes. E as pessoas que gosto tb!
Anônimo disse…
eu adoreiiiiiiiiiiiiiii vc eminha espiradora
Marilza disse…
Olha, infelizmente isso é meio crônico! E parece q se propaga no no ar..
Espero continuar imune à tanta falta de noção reinante ultimamente.
Gostei! e acho que vc tá ótima (rs)
Iara Sousa disse…
Adorei sua crônica Clara!
Considere-se já uma crônista de primeira!
Há! tenho que confessar que estou viciada em ler seu blog!
Bjs!
Clara Braga disse…
Pois é, parece que o problema da falta de noção está sério mesmo! haha!
Bom saber que estão gostando, fico tão feliz! toda terça tem sido um novo desafio, mas tem sido muito bom! haha! obrigada!
=)
albir disse…
O pior, Clara, é que eles não se suportam, não querem formar um clube de mal-educados, dizem que dois bicudos não se beijam. Os outros é que têm de aturá-los. Você está certa: só nos resta denunciar.
Anônimo disse…
eu te amo! mas continuo achando,coisa linda do titio. nego.

Postagens mais visitadas