O QUE VESTIR >> Cristiana Moura





Era o casamento de uma amiga, traje esporte fino. Quando me dei conta, não tinha roupa para o tal evento. Todas folgadas. Corri à casa de minha mãe que me emprestou um vestido. São constantes as mudanças no espelho depois que comecei a emagrecer. Por vezes, temo afogar-me como Narciso. Mas preciso olhar. Não se trata de contemplar a própria imagem. Trata-se de reconhecê-la. 

As roupas de meses atrás, as perdi todas. Comprei novas. Alguns meses se passaram e ficaram folgadas também. Ontem fui buscá-las no conserto. Experimentei uma a uma ouvindo a opinião da atendente:

— Tá novinho, você não podia mesmo perder esse vestido! 

Tira roupa, põe roupa. Tira roupa, põe roupa. Por vezes penso mesmo que estou trocando de pele. Quando eu já estava saindo ela disse:

— Já tá bom de apertar este que você está usando, vestido folgado já não te cai bem.

— Volto em dois ou três quilos – respondi em concordância. Quando se faz dieta a gente começa a medir tempo em quilos. 

Noutro dia, um amigo antigo que há tempos não encontrava, arregalou os olhos ao me ver. Nem precisava tanto tempo assim, dado que emagreci muito em seis ou sete meses.

Espontaneamente ele disse. Ah, antes de contar isto vou esclarecendo que não citarei seu nome para evitar mal entendidos Trata-se de um sujeito sério, bem casado. Desses que fazem a gente acreditar em amores de uma vida inteira. 

Bem, enfaticamente ele disse: 

— Cris, com todo respeito, como você está gostosa! 

Eu olhei de canto de olho, esbocei um sorriso daqueles que combinam com uma face rubra e disse confundindo um jeito sem graça com o mais leve que um tom irônico pode ser: 

— Ah, meu amigo, gostosa é com certeza, um dos termos mais respeitosos que conheço. 

E, secretamente, pensei: às vésperas dos meus quarenta e três anos, quinze de divorciada, um tanto menos de respeito até que me caía bem. 

P.S.: A crônica de hoje integra o projeto "CRÔNICA DE UM ONTEM" e foi publicada originalmente no Crônica do Dia em 28/03/2015 

Imagem: Mulher no Espelho de Picasso

Comentários

Zoraya Cesar disse…
A primeira coisa q me vem à mente é: ah, essas pseudo-feministas de hoje nao sabem o valor de q ouvir um 'gostosa' dita por um homem legal, q fala com admiraçao, e nao com intençoes lúbricas (se bem q isso tb tem seu valor heheheh). Já estou perguntando lá no zap q dieta é essa, q eu quero agora!
kkkk
qto ao 'o q vestir', NENHUMA mulher tem o q vestir na hora de se arrumar hahaha
Cristiana Moura disse…
Ah... só conto da dieta pessoalmente!!! 😉
Albir disse…
Imagino que essa sua peregrinação à costureira esteja provocando invejas.

Postagens mais visitadas