COMO UMA LUVA >> Sílvia Tibo



Num dia desses, enquanto passeava pela página do facebook, me deparei com a seguinte frase, compartilhada por uma amiga: “Tem coisa que só sai da gente por escrito”. 

Não faço a menor ideia de quem seja o autor da mensagem, mas, ainda assim, tomei a liberdade de reproduzi-la aqui, entre aspas, porque seu conteúdo me caiu como uma luva. 

Nunca fui de falar muito. Na escola, era das mais quietinhas da turma. Escolhia sempre um lugarzinho mais ao fundo da sala, a fim de me concentrar sem ser vista. Quanto às dúvidas, tratava de ir anotando uma a uma ao longo das aulas e de encontrar resposta pra elas sozinha, pesquisando por aí, ou, em último caso, numa conversa reservada com o professor, quando a isso ele se dispunha. 

Nem mesmo o curso de Direito foi capaz de desenvolver em mim o dom da oratória. Ao longo dos cinco anos de faculdade, precisei passar por cima da timidez e me virar pra falar em público por inúmeras vezes. Mas, a despeito disso, jamais me considerei (nem me considero) boa nesse departamento. 

Invariavelmente, durante o curso, preferia as avaliações escritas, dissertativas, àquelas provas orais, durante as quais eu tremia dos pés à cabeça, antes que as palavras começassem a sair, aos trancos e barrancos, da minha boca. E a impressão que eu tinha, ao final da apresentação, era sempre de que alguma informação importante havia ficado pra trás, presa na garganta. 

É. No meu caso, acho que “quase tudo só sai por escrito”. Angústias, medos, decepções, assim como afeto, alegria, satisfação. Quase nunca consigo externar qualquer desses sentimentos através da voz. Por outro lado, basta ter papel e caneta ao alcance das mãos para que venha aquela coragem deliciosa de expressar tudo o que se passa na cabeça e, sobretudo, no coração. 

Ah... o coração! Não tenho dúvida de que o meu quase desconhece a linguagem falada. E talvez por isso escrever seja minha grande paixão. Sem dúvida, a escrita é, pra mim, a linguagem do coração. 

Comentários

odette castro disse…
Esta frase eh do transverso coletivo. Mal sabia que dali voce faria esta cronica tao linda...Parabens

Juraci disse…
E como você escreve bem... Exatamente, porque fala pelo coração!
Parabéns!!!
Beijão
Pai
Cynthia França disse…
Nossa, é exatamente assim que me sinto! Você disse TUDO! Parabéns pela crônica!
Unknown disse…
Querida Odette... eu, como sempre, fuçando seus 'posts', né?
'Brigada pelo carinho! E por ler meus rabiscos...rs.
Beijo grande.
Unknown disse…
Tks, daddy... ;0)
Unknown disse…
Cynthia,
Conhecendo as suas duas lindas obras literárias, não tenho dúvida de que você também fala pelo coração...
Beijo grande!
Zoraya disse…
Silvia, há algum tempo nao comento seus textos, mas aproveito esse para resumir todos os outros: ótimo além da conta! É sempre um prazer te ler.
Unknown disse…
Querida Zô!
Sempre generosa comigo, né?
Obrigada por gastar uns minutinhos lendo meus rabiscos...
É um prazer saber disso!
:)
Beijo grande!

Postagens mais visitadas