A ATMOSFERA LOUCA DE UM BANHEIRO DE ACADEMIA >> Mariana Scherma

Reza a lenda de que os homens sentem uma curiosidade monstra de saber o que as mulheres tanto conversam no banheiro. Confere? Bom, eu só frequento banheiros femininos desde que nasci por razões óbvias e, confesso, ando meio cansada desse bate-papo, principalmente no banheiro da academia, onde a gente toma banho – fator que prolonga um pouco mais as discussões de mulherzinha. Admito que nunca aprendi nada nesses momentos entre uma passada de xampu e outra de condicionador. Só desenvolvi a curiosidade de saber o que os homens conversam no banheiro masculino, na esperança de ser um papo mais divertido. Porque você sabe, a grama é sempre mais verde do outro lado...

Alguma coisa na atmosfera do banheiro da academia deve forçar as mulheres a falar de dieta, comida e quem pode ou não usar calça legging. Acho que não é culpa nossa essa paranoia, deve ser o vapor dos chuveiros pós-ginástica, só pode. Dia desses, quando entrei esbaforida para o meu banho, a cena foi impagável. Uma mulher no centro da roda e outras quatro em volta recebendo dicas de regime: “não compre pacotes grandes de bolacha, compre aqueles individuais da Bel Vita, assim você não come o pacote inteiro!”. “Não coma bolachas recheadas, duas delas fazem você perder todo o seu treino”. Ainda não sei, mas acho que a fulana tem ações da Bel Vita, sei lá... Tentei vestir minha capa da invisibilidade e fui correndo pro chuveiro, mas me detectaram e me chamaram pra conversa: “o que você come no café da manhã?”. “Como uma banana com iogurte e tomo café”, respondi já entrando no chuveiro. Mas elas não se contentaram, queriam saber qual iogurte, se é light ou não e blábláblá. Ah, e se coloco açúcar ou adoçante no café. Porque se eu coloco açúcar, também perco meu treino. Oi?

Só sei que quando terminei o banho, a fulana do meio da roda estava passando uma receita de torta de brócolis com ricota para suas seguidoras. Nisso, entrou uma outra mulher no banheiro e sugeriu que ela fizesse com queijo cottage light, que tem menos gordura ou menos algo do tipo. Menos sabor, de certo. Será que toda academia tem esse bate-papo? Será que quase toda mulher no mundo é viciada em falar de regime? Será que as intelectuais também conversam sobre como cortar calorias? Fiquei pensando se as grandes pensadoras que fazem academia se juntam nesse tipo de conversa. Como se o banheiro da academia tivesse uma dimensão que deixa toda a intelectualidade de fora... Será que se a Simone de Beauvoir, se fizesse academia, trocaria receitinhas e sugestões da Bel Vita da época com as colegas? Eu sou o tipo de pensadora que só pensa besteira, sou uma intelectual bem meia boca, mas tenho a maior preguiça dessa conversa de regime. Malho porque adoro a sensação de endorfina, pra repetir a sobremesa no domingo e – de forma nenhuma – compactuo com essa turma do banheiro. Ah, não mesmo.

E aí, fico viajando na cena: imagina se um homem desavisado entrasse no nosso banheiro e ouvisse a conversa. Sentiria tédio ou fome, no mínimo. Porque, pra mim, falar tanto de comida me faz sentir fome, só isso. Na sequência, ele contaria aos amigos o tipo de conversa que existe no banheiro das mulheres e o mito talvez morresse aí. Mas não rola generalizar os banheiros e as mulheres, porque eu ainda acredito que exista algum banheiro de academia por aí no qual as mulheres contem piada, falem um pouquinho de futebol e nem sonham em falar mal da roupa da fulana de corpo sarado. Se ela tem corpo sarado, ela pode usar legging. Ela pode usar legging branca se ela quiser. Se ela não tem, também pode. Ninguém paga as contas dela. Seria um banheiro dos sonhos. Se alguém souber de alguma academia onde role esse tipo de conversa, por favor, me avise. Enquanto isso, vou entrando muda e saindo calada, mas cheia de dicas sobre regime e com vontade de comer a bolachinha Bel Vita.

P.S.: fui fazer meu café e quase desisti do açúcar pra "não perder meu treino". Mas acho que café com adoçante não é coisa de Deus, não...

Comentários

Naiara disse…
Vc acha mesmo que a culpa dos papos do banheiro é da fumacinha....a culpa é do patriarcado minha querida, teorias feministas....
lukas disse…
Kkkkkk gostei muito da cronica :)
Eu sempre quis saber o q as mulheres falam no baheiro,apesar de ja se ter uma,aliás,várias ideias
Zoraya disse…
òtima, Mariana. Só tenho uma notícia ruim: parece que esse papo indigente não se restringe mais aos banheiros de academia não. Já sentou perto de uma mesa só de mulheres no bar? A coisa tá feia...

Postagens mais visitadas