DOZE ENCANTAMENTOS >> Carla Dias >>

Minha crônica de hoje é, na verdade, uma lembrança.

Em 2004, uma amiga perguntou se eu poderia escrever  doze textos curtos para compor um calendário, como se fossem poções preparadas por uma bruxa. Eu escrevi os textos, mas como encantamentos, porque apreciava mais a ideia de evocação do que preparação.

O projeto não aconteceu, mas ao encontrar os textos nos meus arquivos, senti-me compelida a dividi-los com vocês pela leveza e simplicidade do sugerido.

Então, bom encantamento a todos!


Encantamento 1 – Para fazer amigos
Primeiro, coloque nesse caldeirão que é o seu coração, uma porção de afeto. O afeto é um ingrediente muito importante para se fazer amigos, pois ele nos deixa preparados para aceitar a empatia e nos ajuda a perceber a nossa sintonia com as outras pessoas.  Depois, adicione algumas pitadas de atenção, pois a distração em excesso pode lhe transformar em um solitário e os amigos precisam da companhia uns dos outros. Para finalizar, um pouquinho de paciência. Há muito poder na paciência, pois ela nos permite conhecer novas pessoas para, depois de algum tempo, reconhecer nelas verdadeiros amigos.

Encantamento 2 – Para matar saudade
Escreva o nome da pessoa da qual sente
falta em um pedaço de 
papel que lhe agrade os olhos. Em seguida, deixe cair sobre o papel as palavras que lhe vierem à cabeça, finalizando o ritual com uma gota de um perfume que desperte a lembrança da presença de quem você sente saudade. Depois, dobre o papel e o coloque em um bonito envelope, ou o cole na parede, ao lado da foto da pessoa, ou mesmo leia a carta, em voz alta, nos momentos em que a saudade apertar. Se preferir, faça um aviãozinho e arremesse a carta pela janela, desejando, de coração, que a mensagem chegue ao destino dela. Respeite a saudade, pois ela é capaz de sinalizar a importância que cada pessoa tem nas nossas vidas.


Encantamento 3 – Para fotografar sorriso
Antes de tudo, esteja certo de que o sorriso em questão muito lhe interessa. Não há encantamento que dê certo sem a certeza do sentimento que o conduzirá. Estando a certeza confirmada, aproxime-se da pessoa da qual deseja fisgar o sorriso e, sem que ela perceba, passe a observá-la com mais atenção. Compreenda os destemperos dela, ofereça a sua presença como consolo nas horas mais difíceis e compartilhe das conquistas dela.  Então, quando você menos esperar, ele será despertado: o sorriso. E para fotografá-lo, basta não deixá-lo cair no esquecimento. É preciso preservar na alma as imagens que, em algum momento das nossas vidas, retrataram um dos muitos motivos para acreditarmos na felicidade.

Encantamento 4 - Para festejar a vida
Cante aquela canção que você levou meses para decorar só para poder lembrar determinado momento da sua vida. Dance no meio da sala, da rua, não tenha medo de se entregar aos rompantes da alegria. Dê atenção à companhia do dia, pois ela pode se tornar a companhia de uma vida. Invista nos sonhos. Através deles é que as grandes invenções do homem têm ganhado vida. Adote a sabedoria da simplicidade, reconhecendo o valor de cada gesto e sentimento que alguém venha a lhe oferecer. Às vezes, dê-se ao luxo de amanhecer com o dia, passar a noite na vigília das estrelas, gastar horas a escutar o som do mar.

Encantamento 5 - Para esquecer uma mágoa
Lembre-se de que a vida é uma dádiva e a ela podemos dar a forma que os nossos sentimentos queiram. Então, não se deixe levar pela insistência em manter viva uma mágoa. Cultive alegrias em dias cinzas. Porque o que deve realmente viver dentro de nós é o calor da compreensão e a capacidade de perdoar e aceitar o perdão quando se magoa alguém. Concentre-se nos acontecimentos positivos e nas companhias amigas e fiéis. Dê ao que é simples e verdadeiro a chance de fazer parte da sua biografia.

Encantamento 6 - Para aprender a escutar
É preciso um pouco de boa vontade neste encantamento, pois quem não gosta de ter alguém que o escute, seja nos momentos alegres ou nos tristes?Porém, é preciso também aprender a ser um bom ouvinte. Escutar o que as outras pessoas têm a dizer pode não só ajudá-las com problemas ou coma excitação das boas novas, mas também nos ensinar muito. É prestando atenção no que outros têm a dizer que adquirimos parte da sabedoria que nos conduzirá pela vida.

Encantamento 7 - Para cultivar um sonho
Pegue o seu desejo mais intenso, aquele que você costuma guardar a sete chaves, e comece a falar sobre ele. As palavrastêm um poder incontestável e, assim que você começar a ouvir a si mesmo descrevendo o que de bom há neste desejo, perceberá que ele é um sonho e que todo sonho têm direito a se transformarem projetos de vida. Lembre-se de que grandes descobertas nasceram dos sonhos de pessoas comuns, como nós. Pessoas que apostaram naquele desejo mais intenso.

Encantamento 8 – Para contemplar lua cheia
Procure, entre as suas lembranças, aquela que lhe faça sentir o aconchego: abraço de mãe, brincadeira de rua, bolinho de chuva, sorriso do pai, visita dos primos, um bilhete do amigo de escola, o poema preferido, o perfume das flores... Seja qual for a lembrança, que ela possa abrir as portas da sua alma para o agrado e interceder a favor do seu bem-estar. Depois, sente-se na varanda, abra a janela, pare na calçada, volte os olhos para o céu... Não importa quando ou onde, sintonize  a satisfação em observar a beleza da lua cheia (redonda como as bolas de gude) coma emoção de uma lembrança agradável. 

Encantamento 9 – Para reconhecer a verdade
Não desperdice seu tempo ou imaginação com a mentira. Tendo vontade de inventar histórias, torne-se adepto da arte! E invente sem ofender, sem prejudicar. Crie personagens, coloque-os em prática nos palcos do teatro, nos contos e romances. A imaginação, quando aplicada de má fé, transforma-se em perigosas mentiras e é preciso que tenhamos consciência disso. Porém, quando aliada à arte, pode criar verdadeiras obras-primas. Para reconhecer a verdade, basta deixá-la fazer parte da sua vida e exercê-la no seu cotidiano.

Encantamento 10 – para salvar o dia
Levar as dificuldades com bom humor ainda é o melhor remédio para os dias mais complicados. Inclua no seu dia a dia uma pitada dele que seja, e não deixe que ele se perca de você, nem mesmo se ele quiser acompanhar a sua já esgotada paciência. A disposição em estar bem é essencial Para se salvar o dia... O diariamente. Não é fácil manter o bom humor, mas isso não significa que tenhamos de abandoná-lo totalmente. Apegue-se ao que de melhor acontecer no seu dia para salvá-lo e aproveitá-lo melhor!

Encantamento 11 – Para escrever uma história
Não são somente os escritores que criam histórias. A todo o momento, você também cria uma, a sua própria, e ainda influencia as de outras pessoas. Cada um de nós tem o poder de sinalizar ao destino o caminho que percorreremos e podemos influir diretamente na trama por meio das escolhas que fazemos todos os dias. O desfecho depende da nossa conduta, de como decidimos viver as nossas vidas. Portanto, mais do que qualquer coisa, é preciso ter a ciência do rumo que queremos seguir. Depois, é só assinar a autoria da história.

Encantamento 12 – Para apanhar sentimento
Não se desespere logo no primeiro instante. Feche os olhos, escolha as palavras, as que soarem mais ternas, musicais. Busque no seu dentro o que deseja que fique exposto no seu fora, pois muitos hão de ler nos seus olhos o que o seu coração ditar, e ele deve ser alimentado por vivacidade, candura, discernimento no momento de viver a emoção. Chorar? Pode. E que, sempre que possível, seja impulsionado por sentimentos que traduzam a alegria. Quando não der para ser, transforme-os em esperança, essa mão delicada que nos acolhe sempre que precisamos de paz de espírito.




Comentários

albir disse…
Encantamento 13 - Para respirar poesia

Leia Carla Dias.
Carla Dias disse…
Albir... Vou inventar o mês treze só para deixar esse calendário apto a receber a sua sugestão. Beijo!

Postagens mais visitadas