LIVROS QUE AINDA NÃO ESCREVI
>> Eduardo Loureiro Jr.


Sou platônico até em relação à escrita. Apesar de ter seis (ou sete) livros publicados, fico idealizando mesmo é aqueles que ainda não escrevi...

AS TRÊS DEUSAS. Esse é um livro sobre os três tipos básicos de mulher que os homens procuram: a deusa do amor, a deusa da beleza e a deusa da sabedoria. O livro tem três partes. Na primeira, são apresentadas deusas do amor, da beleza e da sabedoria em várias culturas diferentes. Na segunda parte, discorro sobre os três princípios relacionados a essas deusas: deusa do amor, princípio da satisfação; deusa da beleza, princípio do sonho; deusa da sabedoria, princípio do realidade. Na terceira parte do livro, apresento três textos ficcionais baseados em minha experiência afetiva e sexual com mulheres que representaram para mim os princípios-deusas do amor-satisfação, beleza-sonho e sabedoria-realidade.

AERONAVES NO PÁTIO. Esse é um livro escrito em parceria com meu caro amigo interno do pátio Fabiano dos Santos. Quando eu morava em Fortaleza e ele em São Paulo, descrevíamos um para o outro, em nossas cartas, mulheres lindas, lindas, lindas que encontrávamos. Essas cartas têm um forte teor de fantasia e de erotismo. Algumas delas foram publicadas nos fanzines do nosso grupo literário e musical, Os internos do pátiO. Uma das descrições foi num aeroporto, e essa mulher-avião descrita inspirou o título do livro.

Lembrei desses dois livros ainda não escritos porque hoje pela manhã, participando de uma mesa-redonda (que nunca é redonda) sobre leitura entre pais e filhos, me veio a ideia de escrever mais um livro que talvez não seja escrito tão cedo...

LER PRA QUÊ? Esse livro tem por objetivo destoar do coro de promoção da leitura que está tomando conta do Brasil. Seria composto de vários pequenos ensaios-questões: a promoção da leitura deveria ter preferência sobre a promoção da dança ou da música? Mesmo considerando a importância da leitura, por que se deveria fazer qualquer trabalho de mediação (escolar ou não) no sentido de desenvolvê-la? Por que ninguém chama a atenção para o aspecto anti-social da leitura, que é uma prática essencialmente individualista?

E esse monte de livro que só existe na minha cabeça também está me lembrando de um monte de crônicas não escritas, das quais eu tenho apenas apontamentos de ideias. Mas essas crônicas platônicas ficam para uma próxima ocasião.


Comentários

Unknown disse…
Hummm...espero que os dois primeiros saiam, um dia. Fiquei curiosa. Quanto ao terceiro, talvez seja melhor não. Você escreve muito bem. Vai acabar convencendo as pessoas dessa "loucura"...rs.
Abraço!
Quanto ao primeiro apontamento:Um alguém muito interessante me disse que enquanto homens se encantam com a beleza, ele em contra partida ama a beleza, com toques de realidade, isso associado a inteligência, é realmente a combinação ideal...
Será tanta utopia?
As mulheres buscam o msm...

Abç
O.
Cláudia disse…
Eduardo, espero ver os dois primeiros livros publicados. O terceiro é melhor ouvir o que a Fernanda disse. Vai que você convence alguém desta loucura... Realmente ler é uma atitude individual, mas quem lê sempre tem algo mais para contar, não é mesmo?!
Sam Green disse…
Fala, Eduardo!
Adoraria, de verdade, ler os seus livros. Mas, faça o que Fernanda e Cláudia disseram, deixe esse terceiro pra lá. hehe.
Grande abraço.
albir disse…
Que bom, Edu. Que venham os seus livros! E não se preocupe quanto à polêmica que o terceiro pode causar. Vai ser uma provocação e mais um incentivo à leitura. Abraço.
Puxa, Fernanda, Cláudia e Sam, vocês abortaram meu projeto de filho. :-( Brincadeirinha, grato pela sinceridade. :)

Albir, é que estou com saudade de ser polêmico. Tenho estado muito "bonzinho" ultimamente. :)

Oriane, utopia não custa nada e nem paga imposto. Podemos sonhar à vontade. :)

Postagens mais visitadas