NÃO PRECISAM MAIS DE MIM - final >> Albir José Inácio da Silva

 

(Continuação de 02 de outubro de 2023)

 

No final dos anos 80 amargamos novo retrocesso com uma Constituição democrática que quase desmontou nossos projetos. Mas não esmorecemos e partimos para novas conquistas. Hoje igreja tem partido político, e dominamos o Congresso com uma bancada fundamentalista que já alcançou isenção de impostos, perdão de dívidas, indicação para ministérios e para a corte suprema.

 

Mas a guerra continua. A guerra santa!

 

Embora o protestantismo em suas origens tenha defendido a laicidade do Estado, atualmente contamos com alguns desses fiéis para recolocar a religião no poder. Principalmente porque a Igreja católica, com um Papa comunista, não tem ajudado muito.

 

C.S.Lewis entende que “De todos os homens maus, os homens maus religiosos são os piores.” Para mim são os melhores porque não têm escrúpulos e fazem tudo em nome de Deus. E os homens maus religiosos brasileiros são muito eficientes.

 

Ainda não alcançaram a sofisticação dos inquisidores do santo ofício ou de Salém nem a crucificação dos romanos, mas atacam outras manifestações da divindade, acusam de bruxaria, apedrejam fiéis, queimam templos e destroem objetos sagrados. No Rio de Janeiro, o Complexo de Israel escreve versículos bíblicos nas paredes da comunidade, expulsa devotos dos cultos de matriz africana e manda para o micro-ondas os desafetos.

 

No Brasil superamos o comércio dos vendilhões do Templo de Jerusalém e a venda de indulgências e relíquias da idade média. Vendemos de tudo, desde milagres, bíblias, CDs, livros, revistas e viagens para a terra santa, até vassouras para varrer o mal, feijões para curar Covid, canetas para passar em concurso, tijolos para conquista da casa própria e outros itens para santificação e prosperidade do fiel. E do reverendo, claro.

 

Reverendos são personagens muito importantes para o nosso projeto. Alguns promovem o voto de cabresto, disseminam o ódio e os preconceitos, incentivam o uso de armas e a violência, e pregam a submissão das mulheres. Às vezes são meio inconvenientes, invocam-me o tempo todo em exorcismos teatrais.

  

Desnecessário me chamar a toda hora. Primeiro, porque já estou em seus corações; segundo, porque já atingiram a perfeição naquele trabalho e não precisam mais de mim; e, por último, porque não tenho nada com esses pobres miseráveis, com as mãos nas costas, embriagados ou precisando de um prato de comida, que se submetem a passar por endemoninhados.

 

Mas esses sacerdotes são imprescindíveis e merecem conforto, ostentação, dízimo, trízimo e obediência dos fiéis. Infelizmente não são todos assim, alguns imitam o judeu pobre e crucificado, com discursos de igualdade, fraternidade, amor, inclusão e acolhimento dos gentios.

 

Deus, Pátria e Família é o lema que carregamos com orgulho nas manifestações porque já embasou muitas campanhas importantes ao longo da História. Mas uma campanha vitoriosa também tem suas derrotas.

  

Na noite do último Natal, como um presente à criança do presépio, tentamos explodir o aeroporto, mas acabamos descobertos e presos. Duas semanas depois, quebramos a sede da República para mostrar ao mundo que estamos vivos, que temos força, liderança e apoio popular.

 

Por causa dessas manifestações democráticas e pacíficas de oposição ao governo comunista da esquerda vermelha bolivariana, temos sofrido perseguições, cadeia e humilhação. Mas os fiéis estão cientes de que a causa merece deles esse tipo de provação. São mártires como os cristãos do primeiro século.

 

Como sabem, meu nome e minha imagem não são eficientes quando se trata de marketing. Então me transfiguro em políticos e religiosos como Herodes, Nero, Calígula, Bórgia, Torquemada, Henrique VIII, Hitler, Mussolini, Pinochet, Idi Amim Dada, Jim Jones, Donald Trump e outros mais próximos que é melhor não citar.

 

A própria bíblia esclarece que posso me apresentar de várias formas (2 Coríntios 11: 13-14).  Até como um messias!

 

Por isso as pessoas me chamam de muitos nomes. Mas eu prefiro Legião.


                                               ---------------######-----------------


Primeira parte: http://www.cronicadodia.com.br/2023/09/nao-precisam-mais-de-mim-i-albir-jose.html


Segunda parte:  http://www.cronicadodia.com.br/2023/09/nao-precisam-mais-de-mim-ii-albir-jose.html


 Terceira parte: http://www.cronicadodia.com.br/2023/10/nao-precisam-mais-de-mim-iii-albir-jose.html


Comentários

Soraya Jordão disse…
Sensacional! Direto, claro, irônico.
Jander Minesso disse…
Legião é um bom nome. Messias também. ;)
Bela conclusão do Evangelho segundo Albir, meu caro! Agora, é só esperar o Apocalipse.
Zoraya Cesar disse…
Marcos 5:9 Meu nome é Legião, pq somos muitos. No entanto, Jesus conseguiu expulsá-los. E ele também nos alertou contra os falsos profetas, que viriam em nome dele. Não ouvimos suas palavras nem reconhecemos os falsos porque, no fundo, talvez, tenhamos mais ressonância com o mal do que com o amor.
QUE TEXTO MASSA, Dom Albir, massa demais!! valeu esperar. e que bom q postou todos os links. Lendo de uma tacada só todos, temos a dimensão da profundidade. Mas nao esperava outra coisa do Dom Albir
Anônimo disse…
Inegavelmente, nosso quadro atual. André Ferrer aqui.
Nadia Coldebella disse…
Líder q é líder delega, né? E tem estratégia...
Sensacional acompanhar essa autobiografia, mais sensacional ainda é ver um senso crítico tão afiado!
Albir disse…
Obrigado, Soraya, Jander, Whisner, Zoraya, André e Nádia, pelo carinho

Postagens mais visitadas