VIVA A LASANHA DE BERINGELA >> Clara Braga

As férias sempre se dividem entre momentos para ficar sem fazer nada e momentos que devemos aproveitar para resolver aquelas pendências que não conseguimos resolver antes por estarmos sem tempo. Só que eu nunca fui do tipo que gosta de organizar as férias, ou seja, passo a maior parte do tempo curtindo preguiça e quando vejo as férias já estão acabando e eu não fiz nem metade das coisas que planejava fazer. Aliás, esse é meu mal, planejo as coisas só na minha cabeça, minutos depois já não lembro o que planejei, aí pronto, quando lembro o que precisava fazer já é tarde demais.

Foi pensando nisso que decidi esse ano fazer de fato, fisicamente em um papel, (não, não serve arquivo no computador, tem coisas que são melhores no bom e velho papel mesmo) a tal lista que eu sempre faço de cabeça sobre as conquistas que quero alcançar no ano. Dessa forma vou poder organizar o que devo fazer cada mês, cada semana e cada dia para alcançar meus objetivos. Muito metódico, alguns vão dizer, mas vai por mim, pessoas como eu, que têm dislexia e déficit de atenção, as vezes são mais felizes quando são um pouco mais metódicas. Mas claro, me impus a regra de estar aberta e sempre rever meus objetivos. Posso reinventá los e repensá los a qualquer momento. E foi exatamente por isso que esses dias acrescentei uma espécie de desafio na minha lista: pelo menos uma vez ao mês vou ter que fazer algo que nunca fiz antes.

Gosto de novidades, mas confesso que as vezes tenho dificuldades de me adaptar a elas, pensando exatamente nisso me propus esse desafio. Decidi começar com algo simples, então esse mês decidi cozinhar (coisa que não tenho muita habilidade para fazer, mas que já tinha feito antes) uma lasanha de beringela. E vocês devem estar se perguntando: mas o que você nunca fez que está nessa tarefa? Acreditem ou não, nunca tinha comido beringela. Quando o assunto é comida, pareço criança birrenta, se acho o visual daquele alimento feio, digo que não gosto sem nunca ter provado. E assim passei 26 anos da minha vida dizendo que não gosto de beringela sem nunca ter comido uma.

Assim comecei o desafio, demorei mais do que demoro de costume para fazer qualquer coisa na cozinha, já que não sabia direito nem o que fazer com aquela beringela. Tem que descascar? Lava com casca ou sem casca? Dura muito tempo na geladeira? Tem que fazer e comer imediatamente? As questões eram muitas, mas nada que a mãe google não resolva! Depois de algumas pesquisas, ajuda dos universitários e etc, lá estava a lasanha! O veredicto: parece que gosto de beringela. Talvez não goste de tudo feito com beringela, afinal, só provei um prato, mas com certeza gosto de lasanha de beringela.

Ainda não decidi o que vai ser a novidade do próximo mês, aceito sugestões. E se querem uma sugestão minha, coloquem essa novidade na lista de vocês também, seja ela física ou só na cabeça. É bom lembrarmos ao longo do ano que todo dia temos a chance de nos reinventarmos, de nos desafiarmos, de sermos o que e quem queremos ser, independente de quem seja. Não precisamos de um evento como o ano novo para começar nada, qualquer dia pode ser nosso ano novo, um corte de cabelo diferente pode ser nosso ano novo, um emprego novo, uma aula experimental de algum instrumento, uma nova atividade física, não sei, o que vale é colocar a criatividade para trabalhar e sair experimentando coisas novas e transformando todo dia em um ano novo! 

Comentários

sergio geia disse…
Muito legal sua crônica, Clara. Estou com você nesse negócio de fazer algo diferente todo mês. A propósito, almoço num Vegetariano, e, semanalmente, geralmente na quarta, eles fazem lasanha de beringela. É bom demais

Postagens mais visitadas