PARA ONDE FOI A TAL DA ALDEIA? >> Clara Braga

No último domingo foi dia de celebrarmos mais um Dia das Mães, aquela polêmica data em que a maioria das pessoas mandam as mães para a cozinha para que elas possam preparar o almoço da família que decidiu se reunir para dizer o quanto ela é especial, mas não o suficiente para não precisar cozinhar no dia das mães.

Mas este ano eu observei um fenômeno diferente, muitas mães pedindo de presente uma diária em algum hotel para poderem ficar sozinhas. Ou só mandando a família arrumar o que fazer fora de casa para que elas pudessem ficar sozinhas por um tempo, de preferência um longo tempo.

E para a surpresa de zero pessoas, muitas dessas mães foram criticadas, afinal, dia das mães é para ficarmos em família. Mas se o dia das mães é para ficarmos em família, todo dia é dia das mães, não é mesmo?

Aliás, todos os dias, todas as tardes, todas as madrugadas em claro amamentando ou cuidando de criança doente, todas as horas, minutos e segundos são dia das mães.

Por isso, eu queria propor um exercício para colocarmos em prática ao longo de todo esse ano, até chegarmos no dia das mães de 2026. Antes de criticar uma mãe, se pergunte o quanto você está fazendo para aliviar a sobrecarga das mães que estão ao seu redor.

Todo mundo adora aquela famosa frase que diz "é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança", agora pergunte para uma mãe quantas pessoas fazem de fato parte da "aldeia" delas e surpreenda-se ao perceber que a maioria das pessoas que adora citar essa frase age de acordo com uma outra frase, também famosa: quem pariu Mateus que o balance.

Se depois de passar o ano inteiro refletindo você perceber que sim, você foi capaz de aliviar a sobrecarga de uma mãe, você ajudou as crianças a fazerem dever de casa, levou e buscou na escola, se ofereceu para levar na consulta, ficou com as crianças para que a mãe pudesse sair ou só ter um tempo para ela, escutou os desabafos dela sem julgamento, não fez cara feia para a casa desarrumada, permitiu que ela pudesse trabalhar tranquilamente, enfim, se você fez parte de uma aldeia, parabéns, você talvez receba como forma de agradecimento a oportunidade de opinar sobre o dia das mães.

Mas, se você não faz parte de aldeia nenhuma e fica só olhando a mãe tendo que dar conta de tudo, compra a diária que ela pediu e dê graças à Deus por ela não ter pedido o final de semana todo.  

Comentários

Postagens mais visitadas