PROVÉRBIOS ESMIUÇADOS >> Paulo Meireles Barguil


A Humanidade construiu em múltiplos espaços-tempos interpretações para o vivido, as quais ambicionam facilitar a sua caminhada: seja para atrair o que deseja, seja para repelir o que detesta.
 
A abrangência dos adágios é variável: local, regional, nacional ou universal (terral me parece mais apropriado...).
  
Os falados, conhecidos como ditados populares, expressam de forma singela e direta uma explicação para a complexa e tortuosa vida, motivo pelo qual a sua adequabilidade depende da situação.
 
Necessário, pois, que os provérbios sejam, com razoável frequência, submetidos a um escâner 3D, que oferecem uma qualidade satisfatória, o que não é o caso dos riscos vindouros.
 
Cada macaco no seu galho. Essa máxima aparentemente propaga a igualdade, mas, além de ser falaciosa, pois sabemos que há poucos macacos com grande quantidade de galhos e muitos macacos sem galhos, ela é segregacionista porque não prestigia a famosa solidariedade dos primatas, uma vez que é bastante  frequente mais de um macaco no mesmo galho.
 
Filho de peixe, peixinho é. Considerando que o acontece na terra, especialmente com os humanos, é recomendável, no ambiente aquático,  fazer o exame de DNA para confirmar a paternidade e, em alguns casos, a maternidade.
 
É dando que se recebe. Essa sentença, tão acolhida por pessoas que defendem a caridade, é usada para justificar a necessidade de impostos e outras formas de confisco, não merecendo, portanto, acolhida, principalmente se o enunciador for alguém que não está passando fome ou com sede.
 
Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Uma tolice total, afinal você pode ser ferido com qualquer objeto, mesmo que você nunca tenha matado uma mosca com chinela, e não é difícil constatar que a lista de criminosos impunes só aumenta!
 
Gato escaldado tem medo de água fria. O criador dessa frase não entende o que é behaviorismo, motivo pelo qual o felino esterilizado não tem qualquer receio em relação ao líquido frígido.
 
Devagar se vai ao longe. Se você quer alcançar uma meta, a velocidade precisa considerar a distância e o tempo disponíveis, bem como o seu desejo de alcançá-la e os meios.
 
Cavalo dado não se olha os dentes. Depois do episódio em Troia e dos corriqueiros casos de envenenamento, acredito que todos precisamos ter prudência diante de um presente, principalmente se for inesperado ou, pior, de origem desconhecida.
 
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Esse dito talvez fosse razoável quando, nos primórdios, havia muita água. Hoje em dia, além da carestia hídrica, sabemos que é mais fácil e rápido furar a pedra com outros artefatos.
 
Deus ajuda quem madruga. Com certeza, esse bordão não foi criado por uma criança ou por um trabalhador! Um indivíduo incipientemente espiritualizado sabe que Deus distribui seu Amor de modo igualitário, sem considerar o horário que cada um deita ou levanta, caso contrário não seria um ser sobrenatural.
 
A pressa é inimiga da perfeição. A plenitude não possui inimigos: isso é intriga da imperfeição.
 
Será que ainda existe alguém que acredita em fuxico?


[Eusébio – Ceará]

[Foto de minha autoria. 25 de janeiro de 2019]

Comentários

Carla Dias disse…
Paulo, gostei muito da sua crônica. Reflexões necessárias sobre repetições automáticas.
Albir disse…
Muito bom, Paulo! Espero que você continue escaneando outros provérbios.

Postagens mais visitadas