E O QUE É FÉRIAS? >> Clara Braga

Férias, segundo o dicionário da língua portuguesa da Larousse Cultural, significa dias consecutivos destinados ao descanso dos trabalhadores e estudantes.

Segundo a wikipédia, férias é um período de descanso periódico de uma atividade constante, geralmente trabalho ou aulas, e maior que um fim de semana. O período de férias varia de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, a legislação trabalhista estabelece um mínimo de 30 dias consecutivos de férias após o período de doze meses de trabalho.

Deixando de lado os significados técnicos, para muitos férias é sinônimo de viagem. Talvez não na atual crise, mas no geral… Em Brasília, as pessoas correm logo para perto de uma praia, principalmente aqueles que conseguem tirar férias no período da seca.

Para outros, férias é sinônimo de trabalho dobrado. Nada melhor do que férias para investir no crescimento da sua própria empresa. Ou talvez seja um ótimo período para crescimento pessoal, então férias passa a ser sinônimo de muito estudo e, também, de aprimoramento de alguns hobbies, vai saber.

É também um período no qual as pessoas tiram o atraso e colocam em dia todos aqueles livros e filmes que estavam só aguardando a chance de serem lidos ou assistidos.

Tem gente que acredita que férias também é sinônimo de engordar! Faz dieta o ano todo para nas férias enfiar o pé na jaca. Ou talvez a comida não seja exatamente o foco, mas o fato de estar viajando e querer provar comidas diferentes faz com que a consequência seja uns quilos a mais.

Indo pelo lado oposto, tem aqueles que enxergam nas férias a chance de investir ainda mais pesado nos exercícios físicos e acabam emagrecendo. Recentemente conheci corredores que marcam suas viagens de férias para lugares nos quais terão provas de rua para que eles possam participar. Não vou negar, é tentador! Existem corridas famosas e clássicas em paisagens maravilhosas, como Paris.

Férias também podem ser o período em que você vai resolver tudo aquilo que não conseguiu resolver enquanto estava trabalhando. Banco é um exemplo clássico disso. Como pode o banco só funcionar das 10h às 16h (levando em consideração as possíveis variações), se esse é justo o horário que a maioria das pessoas estão em seus locais de trabalho? 

Férias pode significar muita coisa, mas não importa qual seja o significado de férias para você, uma coisa é certa, férias mesmo, sem nenhuma obrigação envolvida, só são 100% possíveis quando você viaja. Se você ficar na sua cidade alguém vai ficar com inveja da sua “falta do que fazer” e vai logo te pedir um favor. Nada demais, só aquele favorzinho básico, afinal, você nem tem nada para fazer. Essas pessoas só esquecem que o princípio básico das férias é exatamente esse, não ter nada de obrigação para fazer e, então, poder escolher aquilo que você quer fazer!

No geral, férias nada mais são do que um período que a maioria aguarda ansiosamente e que, quando termina, já se precisa de outro, pois raramente lavam o conceito técnico a sério, ou seja, raras são as pessoas que de fato só descansam.

Mas no final, nada disso importa, o que importa mesmo é que eu, finalmente, estou de férias!

Comentários

Feliz férias, Clara!
Estou aproveitando as minhas para acompanhar mais de perto o Crônica do Dia. :)
Analu Faria disse…
Para mim, férias = estudo.
É a vida...
Te vi mais presente por aqui Eduardo, que bom! Sempre bom ler seus comentários!

Ana, rlx, isso é só uma fase!

Postagens mais visitadas