ESTÁS AÍ?! >> André Ferrer

O nome do sujeito é Enrique, mas seria perfeito se fosse João. Ela, coincidentemente, chama-se Maria, Maria Teresa, e é interpretada - ou melhor, interpretada e dublada - pela bela e talentosa atriz Andrea Carballo. O que se vê e se escuta no vídeo abaixo - eu logo senti - mais parece um conto de Dalton Trevisan. Para quem não sabe, o autor paranaense explora os chamados “desastres do amor” em histórias curtas cujos personagens atendem obsessivamente por João e Maria.

Ni una sola palabra de amor, contudo, não teria chamado a atenção se fosse apenas um roteiro ficcional. No mês passado, o curta-metragem foi publicado na web e imediatamente visualizado 70.000 vezes (até ontem, 1 de setembro, eram 982.711 visualizações).  Há duas coisas interessantes neste campeão de downloads. Uma delas é a interpretação de Andrea (confira!).

O outro aspecto notável é a história atrás do vídeo - que foi premiado e esteve em inúmeros festivais pelo mundo desde a sua produção em 2011.

Graças a uma secretária eletrônica garimpada numa feira de antiguidades, o cineasta Javier “El Niño” Rodriguez produziu um curta de aproximadamente oito minutos. O material, no mínimo inusitado, é a gravação contida na fita que o aparelho continha. Enrique e Maria Teresa nem desconfiavam que o drama vivido há mais de uma década estava registrado e se transformaria numa obra de arte.

O áudio (a voz feminina que toma grande parte do curta) dublado e interpretado por Andrea são as investidas de uma mulher cujo desespero atinge o ápice e declina para um estado de cômica resignação. Ela liga insistentemente para Enrique. Deseja conversar com o marido e, entre uma frustração e outra, percorre diferentes fases entre a raiva, o cansaço e a resignação. Por causa de uma briga, Enrique a abandonara e estava hospedado na casa de um amigo.

Anos mais tarde, eis que a história sai do esquecimento, resgatada de um mercado de pulgas. De uma hora para outra, o casal ficou famoso. A TV argentina, que também ostenta Ratinhos e Nelsons Rubens, não descansou até encontrar os donos das vozes de Ni una sola palabra de amor. Assim, o curta premiado se tornou popular. Ganhou status de reality show. Maria e João - digo, Enrique - prometem “bombar” ainda mais em setembro.


Comentários

Zoraya disse…
André, como sempre, seus textos nos inspiram a procurar, a ler, a saber mais. Obrigada! Beijos

Postagens mais visitadas