MALDITAS EXPECTATIVAS >> Clara Braga


Essas novas tirinhas do Armandinho estão fazendo o maior sucesso no facebook, toda vez que abro o meu me deparo com uma tirinha nova! Me divirto com ele, tem um humor no estilo Mafalda de ser, gostei! Na verdade nem sei se as tirinhas são tão novas assim, eu é que sou meio desligada dessas coisas, mas pelo menos são novas para mim!

A última que eu vi deu o que falar, todo mundo estava postando e fazendo comentários sobre um assunto que dá pano pra manga, expectativas. Na tirinha, Armandinho diz para sua mãe que já entendeu que ela está chateada, mas que não entende porque ela está chateada com ele, uma vez que foi ela quem criou as expectativas. Pelo que eu vi, a maioria das pessoas que comentavam a tirinha diziam que a culpa é mesmo de quem cria a expectativa, e o melhor é não ter expectativas em relação a nada, pois se alguém faz algo que você não estava esperando, então você está no lucro, mas se a pessoa não faz algo que você esperava que ela fizesse, ai você se frustra, e ninguém gosta de frustrações.

Confesso que ainda não consegui ter uma opinião formada sobre o assunto, talvez até por isso tenha decidido escrever sobre isso, para organizar melhor minhas ideias e também para esperar por comentários que possam me fazer pensar por diferentes pontos de vista. Mas até o momento, penso que sempre tem os dois lados, existem sim pessoas que criam expectativas descabidas, sem fundamento, mas em qualquer relação eu acredito que seja quase impossível não criar expectativas, afinal de contas, a pessoa te dá motivos para que essas expectativas sejam criadas. Por exemplo, se você vai para uma entrevista de emprego com um currículo impecável, com diversas experiências, atende a todas as exigências da vaga e se mostra uma ótima profissional na entrevista, como seus empregadores não vão criar expectativas em relação ao seu trabalho caso você seja aprovada? Ou então, pensando pelo outro lado, você está nessa entrevista de emprego e os avaliadores te elogiam muito, dizem que você possui o melhor currículo entre os participantes, que você é muito articulada e que sua experiência na área é fantástica, como não criar a expectativa de ser chamada para essa vaga de emprego?

Não sei, pode ser que eu esteja chamando de expectativa algo que tenha outro nome, mas para mim, acho que criar expectativas em relação às coisas e às pessoas é normal, principalmente se essas coisas e essas pessoas fizeram algo que gerou essa expectativa em você. Compreendo o lado ruim, que é a frustração, mas convenhamos, frustração faz parte né?

Comentários

Zoraya disse…
Faz parte sim, Clara, você está certíssima. Acho que quem nao cria expectativas tem medo de se decepcionar e acaba perdendo uma boa parte da festa de estar vivo.
Anônimo disse…
É bom ter esse tipo de sentimento quando vamos em uma entrevista de emprego ou um encontro, mais devemos ter um limite nesse sentimento porque se criamos uma enorme expectativa temos uma grande chance de se decpcionarmos. Tudo que é demais não presta! Usamos com moderaçao entao hah!!

Postagens mais visitadas