SABER SER FELIZ >> Fernanda Pinho


Dizem que dinheiro não traz felicidade. Não posso garantir nenhuma certeza sobre tal afirmativa, posto que não tenho dinheiro. Pode ser que, para algum tipo de gente, o dinheiro traga felicidade, sim. Para outras pessoas, este estado tão almejado talvez venha da conquista de um emprego sonhado, do encontro com o grande amor da sua vida, da oportunidade de viajar pelo mundo. Não podemos nos esquecer, porém, daquelas pessoas que conseguem ser felizes sem nenhuma razão particular. Carregam a felicidade como um estado permanente e não dependente de pessoas ou acontecimentos. São felizes, simplesmente. Dessas pessoas, não apenas não podemos nos esquecer, como temos que nos lembrar.

O segredo da felicidade delas? Também não tenho certeza. Não sou psicóloga, psiquiatra, escritora de livro de autoajuda. Sou como o poeta: quase não sei de nada, mas desconfio de muita coisa. E o que eu desconfio seriamente nesse caso é: o segredo da felicidade mora na sabedoria. Não estou falando de cultura, nem de formação acadêmica, vejam bem. Estou falando de sabedoria que nada tem a ver com quantos livros a pessoa já leu ou quantos idiomas é capaz de dominar.

Falo sobre saber valorizar cada pequeno detalhe. O abrir dos olhos ao despertar, o café quente numa manhã fria, um filme com final espetacular, a brisa no rosto durante a caminhada. E falo sobre saber agradecer cada grande acontecimento. O nascimento de um filho. A aprovação no mestrado. O casamento. A compra da casa própria. Falo sobre saber aceitar os problemas. Saber que para o que não tem remédio, só existe a aceitação. Saber que não existe ninguém lá em cima (nem lá embaixo) conspirando contra nós. Saber que somos pequenos demais para ocupar o posto supremo de vítimas do universo. Saber que você é o único responsável pelos seus atos. Saber que o poder das palavras é real e reclamar de tudo não leva ninguém a nada. Saber rir de si mesmo. Saber chorar sem vergonha quando for necessário. Saber que a vida não é uma competição. Ninguém precisa ser melhor, ninguém precisa ter mais (o que isso irá adiantar no fim?). Saber se colocar no lugar do outro. Saber relevar. Saber perdoar. Saber respirar fundo e contar até três. Saber que tudo passa.

Só quem sabe é feliz. Só quem traz consigo o bônus da sabedoria consegue desfrutar de uma felicidade genuína ao viver um momento de grande realização. Sei que é uma ousadia, mas vou arriscar: o segredo da felicidade é a sabedoria. Agora, o segredo da sabedoria, se alguém descobrir, me conte por favor.

[Pessoal, a partir de agora minhas crônicas serão publicadas quinzenalmente. Sempre às quintas, mas de 15 em 15 dias que é pra ninguém enjoar de mim].

Comentários

Paula irmã disse…
Que lindo este texto!!!!
Amei demais!!!
Sou muito feliz, pois sei valorizar a irmã que Deus me deu!!! Bjooos
Unknown disse…
Lindo! Ler este texto, já é "um pouquinho de felicidade".
Obrigada.

Postagens mais visitadas