NÃO É UM SPOILER >> Mariana Scherma

Quando eu era adolescente, a gente não falava spoiler. A gente só dizia: “não me conta o fim do filme/do livro/do episódio". Não me lembro de ler, na infância-adolescência, páginas com avisos de alerta de spoiler. Essa palavra é meio nova para uma coisa antiga: pessoas de língua solta. Eu sou alguém da língua solta assumida. Quando vejo, falei demais e falei rápido demais. Foi mal, todo mundo que já quis me matar.

Mas em minha defesa acredito que as pessoas estão muito cheia de não-me-. Essa coisa de spoiler precisa ser mais definida. A gente sempre leu uma coisinha ou outra disso e daquilo. Agora tudo virou spoiler. Exemplo um, quando você vai comentar um filme com um amigo que detesta spoiler:

— Então, porque aí o protagonista viaja...

— Para de falar spoiler!

Senhor dos Cinemas, isso não é spoiler. É o começo da história, que você lê em qualquer sinopse pequenininha de jornal.

Exemplo dois, quando você vai dizer que filme viu.

— Aí o filme que vi nesse sábado...

— Não quero saber!

Como assim não quer saber? Não quer saber o quê? Eu só disse que é filme e não série.

Essa coisa de spoiler anda acabando com os diálogos. Fui criada pelo meu pai, um sujeito que vai primeiro para o final de livros pra saber se vale a pena lê-lo todo. Tem gente que acha estranho. Eu aceito, porque é meu pai, enfim. Papis já me fez ligar para um tio pra saber se o cavalo morre no final de um filme X, porque, se morresse, ele não assistiria mais. O fato é que meu pai me fez aprender algo importante: o final não é o que mais conta, o legal é a caminhada para o final. Talvez essa lição do papi tenha valido pra tudo na vida, não apenas ficção.

Tenho um amigo que chega dizendo: “viu, não é spoiler”. Ele esqueceu que spoilers não me incomodam. Sempre aviso porque umas das coisas mais gostosas de se falar em mesa de bar é de filme, livro, seriado... Mas qual o limite? E quando alguém é um leitor lento, como proceder? E quando alguém nem começou a ver uma série e você está na temporada 20? Os spoilers estão acabando com a boa conversa de bar. Eu acho.

Comentários

Não tenho andado muito em mesa de bar, mas concordo, Mariana. Quem quiser que veja/leia logo. :)

Postagens mais visitadas