O QUE TEM EM BELO HORIZONTE >> Fernanda Pinho



Quando percebem que sou brasileira, a primeira coisa que os chilenos me perguntam é: “de que parte do Brasil?”. Eu digo Belo Horizonte e daí, geralmente, é das duas uma: ou eles ignoram a informação por não ter o que dizer e contam que já viajaram/ou gostariam de viajar para Florianópolis ou Búzios, ou perguntam se Belo Horizonte fica perto do Rio de Janeiro ou de São Paulo. Ok. Não posso ser injusta, neste um ano e meio morando aqui houve uma meia dúzia de bem informados que retrucou o dado perguntando se eu torcia para o Atlético ou para o Cruzeiro (normalmente, fanáticos por futebol que, por conhecerem todas as equipes, conhecem todas as cidades. Depois ainda dizem que futebol não é cultura).

E há ainda alguns poucos que nunca ouviram falar de Belo Horizonte mas, diante da oportunidade, querem saber mais. E aí vem uma outra pergunta recorrente: “O que tem em Belo Horizonte?”. Interrogativa normalmente seguida de outra: “Tem praia?”. Eu digo que não, não tem praia. Mas tem montanhas e na falta do mar é possível apreciar as maravilhosas cachoeiras de cidades vizinhas. Conto que tem minério, mineradoras, dois milhões e meio de pessoas e paro por aí.


Não adianta muito tentar explicar o que realmente tem em Belo Horizonte para quem não tem uma relação sentimental com a cidade. Em Belo Horizonte tem um povo que vai te oferecer ajuda se o pneu do seu carro furar ou se você for roubada. Seja quais forem as circunstâncias. Em Belo Horizonte tem um boteco em cada esquina, prontos para servir quem é de cachaça ou quem é de cerveja gelada (sempre com tira-gosto). Em Belo Horizonte tem pão de queijo em qualquer padaria (e Mate Couro também). Em Belo Horizonte tem gente que sente fripadaná se o termômetro chega aos 20 graus. Em Belo Horizonte tem ruas confusas com retornos que te fazem sair da cidade. Mas tem gente disposta a te ajudar a encontrar o caminho, ainda que com uma explicação mais confusa que o trânsito em si. Em Belo Horizonte tem um céu com um azul que não existe em nenhum outro lugar do mundo. Uma profusão de cheiros que só existe no Mercado Central. Uma mistura de gente que só se vê na Feira Hippie. Em Belo Horizonte, às seis da manhã, o mundo já está em plena atividade. Em Belo Horizonte tem gente que lava a calçada (ou melhor, lava o passeio) com a mangueira enquanto conversa com o vizinho do lado. Tem mangueira, e jaboticabeira, e goiabeira. Em Belo Horizonte tem canudinho de doce de leite, frango caipira e feijão tropeiro. Em Belo Horizonte, tem gente que olha deslumbrada quando vê um estrangeiro. Em Belo Horizonte tem mineiro, mineirês, Mineirão e Mineirinho. Em Belo Horizonte tem um charme discreto, sossegado e despretensioso. Não é conhecida pelo mundo todo. Mas é inesquecível para quem conhece.

Foto: Osvaldo Castro, um desses forasteiros que se apaixonou.

Comentários

Larissa disse…
Adorei o texto!!! Até me emocionei ao reconhecer nas características que realmente essa é a nossa BH!! Parabéns!!!
Adorei o texto, minha cara! Eu amo BH radicalmente!

Bjs, Isabela.
www.universodosleitores.com
Unknown disse…
Lindo texto, Fê!
Traduz direitinho tudo o que BH tem de mais gostoso...
Delícia de texto sobre uma delícia de cidade...
Beijo grande!
Anônimo disse…
Exatamente esta sensação qdo viajamos para fora... e para dentro do país também viu? BH é vista como interior... e não é que é mesmo? Onde em meio a um trânsito caótico de "grandes capitais" vamos achar gente que faz bolo em casa ou outra delícia qualquer e leva um "pedacim" para os colegas de serviço? Ah... este jeito mineiro de ser.... não.. não há em outro lugar do mundo..nem nas famosas Rio e São Paulo que ficam alí óh... do ladim de Minas...
Cristiane disse…
Toda vez que chego a Belo Horizonto é como chegar em casa. Amo Belo Horizonte!
Lucas Conrado disse…
Olha, eu sou apaixonado por duas cidades nessa vida: Belo Horizonte e Santiago do Chile. Digo que BH é a Santiago Brasileira.

Uma cidade linda, construída no pé de montanhas. Um povo educado e receptivo. Árvores, muitas árvores, parques e praças...

Quando um chileno perguntar o que tem em Belo Horizonte, diz que é tipo Santiago. Mas uma Santiago mais quente e mais colorida.

E mais amorosa!
Anônimo disse…
Belo Horizonte é única! Não existe lugar igual no mundo!
Hueraldy disse…
uuuuuuuuaaaaaaaauuuuuuuuu que texto demais.....

Show, show, show...

Postagens mais visitadas