MANUAL DA PROPRIETÁRIA >> Eduardo Loureiro Jr.

Randy Faris/CorbisEssa semana uma conhecida (que eu tomava por beata) falou que tinha uma lista de homens casados, todos sempre disponíveis: bastava estender a mão e pegar. Veio-me a imagem dela percorrendo corredores de um supermercado com homens expostos nas gôndolas, e ela os pegando com a mão e colocando no carrinho. Eu me lamentei, dizendo que nós, homens, estávamos virando objeto de consumo, e tudo que ela me respondeu, sem nem tremer, foi: "Fica triste não. Fomos e somos objetos de consumo bem antes de vocês."

Ocorreu-me então, dado o inevitável fenômeno, providenciar ao menos um pequeno guia para nossas compradoras, um manual da proprietária. Espero que seja útil e que possa minorar possíveis danos ao produto e melhorar o aproveitamento por parte do cliente.

*

INTRODUÇÃO
O homem que você acaba de escolher é um produto dos padrões de qualidade da Natureza do Brasil. Obtenha o máximo aproveitamento do seu homem. Para tanto, basta consultar e seguir criteriosamente as instruções deste manual.

A Natureza do Brasil reserva-se o direito de introduzir quaisquer alterações nos seus produtos e equipamentos, a qualquer tempo, sem incorrer em qualquer obrigação.

1. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Alimentação: vitamina (leite de soja, banana, mamão, aveia, linhaça), tapioca, bolacha de água e sal, geléia, baião-de-dois, carne de sol, paçoca, cajuína, pão integral, queijo coalho.

Potência: nível médio. Não funciona por mais de três horas seguidas, independente do tipo de trabalho, precisando de reposição energética em forma de descanso, preferencialmente numa rede.

Sistema de escapamento: funcionamento diário pela manhã. Eventualmente à tarde e à noite, sempre tendo um livro, revista ou palavra-cruzada à mão.

2. IDENTIFICAÇÃO
O homem possui seu nome numa carteira de identidade, mas não convém chamá-lo pelo nome inteiro, que é longo. Adquirida alguma familiaridade com o produto, pode-se chamá-lo por um apelido, desde que carinhoso.

3. INSTRUMENTOS
O homem adquirido trata-se de um homem normal, padrão, destacando-se apenas os olhos (de cor variável) e as mãos (extra macias, à diferença das demais mãos masculinas). É provável entretanto que outras diferenças sejam percebidas com o uso. E a Natureza do Brasil sempre equipa seus produtos com alguns brindes, pequenos tesouros, que cabe à proprietária encontrar.

4. FUNCIONAMENTO
Convém pedir, nunca mandar. O homem funciona melhor em ambientes com poucas pessoas e em que haja predomínio de música sobre conversa. É muito sensível ao toque, podendo surgir alterações de forma e volume. Desliga-se automaticamente por volta das 22h, voltando a ligar às 6h do dia seguinte. Convém também programar um desligamento preventivo de 13 a 14h da tarde.

5. CUIDADOS COM A APARÊNCIA
Aconselha-se passar-lhe a mão pelos cabelos ondulados e assanhados, bem como corrigir um ou dois pêlos da sobrancelha sempre que necessário. Para manter o brilho do sorriso, recomenda-se carinho, leveza e bem-querer.

6. SISTEMA ELÉTRICO
Dotado de intensa eletricidade mental, o produto adquirido pode aquecer demasiadamente a cabeça ao pensar em uma ou várias idéias ao mesmo tempo. Entretanto, convém não tentar desligá-lo abruptamente neste momento nem interrompê-lo com outros assuntos de menor potencial criativo. Recomenda-se silêncio ou, no máximo, uma escuta atenta expressa em pequenas e pausadas perguntas.

7. CONSERVAÇÃO
O homem é auto-limpante, pelo menos em linhas gerais. Para uma limpeza mais profunda, é aconselhável uma esponja com bastante sabonete líquido passada pela própria proprietária com uma das mãos enquanto a outra mão faz o polimento das superfícies.

O produto sofre desgastes constantes nas costas e nos pés, sendo altamente recomendável massagens diárias nessas áreas. O fabricante não se responsabiliza pela depreciação do produto caso essa recomendação não seja observada à risca.

8. GARANTIA
Observadas rigorosamente todas as indicações desse manual, a garantia é bem dizer eterna, com grandes chances do produto ter uma expectativa de vida maior do que a da própria proprietária. De todo modo, visto que o homem conta com um sistema de reprodução, convém fazer uso dele, gerando filhos que hão de renovar o produto.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
A Natureza do Brasil, orgulhosa de sempre produzir homens adaptados às suas proprietárias, portanto de caráter singular, adverte contra o risco de inveja e outros sentimentos menos nobres de potenciais clientes que ainda não são proprietárias de seus próprios homens.

*

É, pegar na prateleira é fácil, minha conhecida. Difícil é manter o produto em bom estado.

Comentários

Anônimo disse…
Ah, Eduardo! Eu estava mesmo precisando deste humor requintado. Mas, cá entre nós, manualzinho exigente esse aí, não? :)
Dayane Abreu disse…
Ri pacas. Adorei o blog, linkei no meu e vou continuar lendo.
Abraço
Anônimo disse…
Conhecida e beata...

Homens em prateleira de supermercado...

O manual tá completo, tá perfeito. :)
Anônimo disse…
Um produto quase perfeito

Produtos da Natureza do Brasil,
são seguros de si e trazem um manual da proprietária de altíssimo nível.

Sua durabilidade depende única e exclusivamente da proprietária que não pode sequer reclamar das alterações introduzidas no produto depois que o tiver tirado da prateleira.

Deve aceitá-lo sem nenhuma exigência porque nas especificações vêm escrito: "A Natureza do Brasil reserva-se o direito de introduzir quaisquer alterações nos seus produtos e equipamentos, a qualquer tempo, sem incorrer em qualquer obrigação."

O produto é tão especial que suscitará inveja, adverte a Natureza do Brasil.

Bem cuidado, será eterno, sobreviverá à proprietária...


Que as proprietárias que escolherem produtos da Natureza do Brasil, saibam conservá-los em seu melhor estado.

Que os produtos compreendam a natureza de suas proprietárias, não joguem com os seus sentimentos sob pena de perdê-las definitivamente.

Esta canção antiga, compõe bem com o espírito de sua crônica: "Outro dia eu sonhei que estava numa arena gigante
Era eu o mais caro objeto vendido em leilão [...]"

Abraços de uma conhecida,
Anônimo disse…
Oi Junoca,

Com um Manual desses, o "produto" nem precisa ser produzido pela qualificada Natureza do Brasil. :)

Bjs,
Tia Monca
Carla Dias disse…
Ok... Agora é bom pensar no manual da cliente que é para que o produto esteja ciente de quem o receberá.

Alguma cliente a fim de defender nossa causa?

Adorei... E não achei o manuel difícil de seguir, não...
Anônimo disse…
Oi, Eduardo. Desejo saber quais são as vantagens que esse produto traz para a proprietária/usuária- O que oferece? O que faz? Isso é fundamental para uma avaliação de custo-benefício.

Estou achando que você é muito mimado!
Anônimo disse…
Parece que a consumidora(conhecida)usou a mercadoria e a devolveu por defeito oculto no produto.
Queridos comentadores,

Humor irônico com humor irônico se paga, é? :)

Marisa, coloquei só as recomendações mínimas para não assustar as clientes. :)

Danny, seja bem-vinda ao Crônica do Dia. Nada como uma mulher com bom senso de humor. :)

Inezinha, perfeito é? Tá bom, se é tu que diz... :)

Anônima minha conhecida, o produto não é brinquedo, logo não joga com sentimentos. Fique tranqüila. ;)

Tia, a Natureza Custódio do Brasil é fundamental. :)

Carla, boa idéia a do outro manual. Vamos ver se alguma leitora compra sua idéia. :)

Anônima desconfiada, o produto é velho, uma antigüidade, não apresenta vantagens: só tem interesse para uma louca colecionadora mesmo. E, claro, como toda antigüidade, tem mesmo é que ser mimado pela colecionadora proprietária. :)

Anônima investigativa, esse foi o caso muitas vezes. Mas não desta vez. Por isso também o manual: para diminuir os riscos de devolução. :)

Alguém mais humoradamente irônico?
Anônimo disse…
Uma antiguidade...

Quando penso em um objeto antigo, o que me vem à mente é: Quem terá usado esse objeto? Em que circunstâncias? Que cenas ele terá presenciado? Qual a sua história?

Essa viagem no tempo, eu penso, é o que fascina os apreciadores de antiguidades. Não sei se no caso de um objeto tão específico como o homem ser uma antiguidade é atributo que agrega valor.

Imagine só, depois daquela massagem nas costas, ficar tentando adivinhar quantas mãos realizaram antes o mesmo percurso. E o pior é que o tal do objeto antigo muitas vezes fala (não tem sensibilidade para compreender que as mulheres só perguntam para ouvir: desse jeito, você é a primeira!). Aliás, no quesito sensibilidade, as cômodas e as cristaleiras batem os homens de dez a zero.

E ao tirar os fios de sobrancelhas que insistem em nascer fora de lugar: Quem terá descoberto esse pequeno defeito de fabricação?

Não, não dá.

Melhor seria que o homem oferecesse os benefícios de um carro zero modelo popular: boa potência a baixo custo, não deixa na mão e leva a proprietária para onde ela quiser. Sem contar que, por não ter sido usado antes, você amacia do seu jeito.

Mas, como nem sempre comprar um modelo zero é possível, o que eu espero de um homem é que a quilometragem seja baixa, que não tenha vícios pelo mau uso das donas anteriores, que o motor e o câmbio (pelo menos) estejam em perfeito estado. Os acessórios e opcionais a gente vai mudando com o tempo...
Anônima da antigüidade, você praticamente fez uma nova crônica. :) Bem legal!

Espero que consiga um homem de baixa cronometragem na concessionária mais próxima. :)
Ah, Eduardo... Faz-me rir, sempre...
E sim: vou guardar esse manualzinho que, vc sabe, nunca se sabe do futuro. De repente, preciso sair à cata de um 'produto' novo. :)))
Beijo.
Anônimo disse…
Adorei me divertir com esse manual.
Ainda ri dos comentários e dos comentários aos comentários.
Hoje eu precisava desse riso.
Quanto a tomar alguém por beata, geralmente causa surpresa.
Beijo,
Hebinha

Postagens mais visitadas