EU ASSISTO A NOVELAS... [Maria Rita Lemos]


... sempre que posso, e finjo que acredito quando alguém comenta alguma coisa da novela da moda e as pessoas saem-se com o mesmo lugar comum: “eu não assisto a esse lixo, mas vi esse pedaço porque estava passando na frente da TV” ou “casualmente a TV estava ligada e eu vi esse pedacinho”... ou ainda, pior: “minha filha estava vendo, chamou minha atenção e larguei o livro para ver esse capítulo, mas odeio novela!”...

Ora bolas – tenho vontade de dizer – semana passada também comentamos um diálogo da novela e você estava passando pela sala... ou “casualmente a tv estava ligada”... você fica passando sem parar na frente da tv, na hora da novela? E por que sua tv fica casualmente ligada, se ninguém está vendo?

Talvez seja hora de assumir as coisas, afinal ver novela não é pecado nenhum. Principalmente ver e comentar, criticar, ajudar a compor personagens e tramas... afinal, qual é a diferença entre assistir a uma novela ou a um seriado americano? Claro que “Lost” é muito bem feito, temos que admitir, bem como “E.R.”, “Brothers and Sisters”, e muitos outros. Mas não espelham nossa realidade, não são Brasil. Tudo bem, novela das nove da Globo geralmente é um pedaço só do Brasil, é Rio ou São Paulo. Em novela da Globo ninguém usa preservativo, as heroínas engravidam com a maior facilidade, mas perceber isso, e inclusive comentar e criticar faz parte do ato de não ser apenas um telespectador passivo, mas de influenciar, de certa forma, de ajudar a fazer cabeças!

Assumo que, embora não tenha tempo todas as noites, quando posso não me privo da novela por vários motivos. Um deles, passa pelo fato de não ter mais crianças pequenas, o que me exime de várias perguntas e explicações que não teriam razão de ser, em tenra idade e horário nobre. Quando minhas filhas e meu filho eram pequenos, não sobrava mesmo muito tempo para novela. E, quando dava para ver, elas não exibiam tanta violência, e as relações sexuais eram apenas sugeridas, e não exibidas. Não havia ainda a AIDS, ou ela estava apenas começando, e em outro país. Os preservativos eram apenas para evitar gravidez e as DSTs até então curáveis com boas e doloridas penicilinas, e eu me lembro que comentava, sim, com as filhas e filho adolescentes o quão simplista as novelas tornavam o mundo, coisa com a qual eles concordavam.


Assisto novela, também, porque é uma forma de não falar sério, uma forma de divertir-me, de rir, de emocionar-me. A hora da novela é o momento de deixar de lado todo o peso do trabalho diário, especialmente desgastante. Que bom poder falar dos dilemas da Maria Paula, com os empregos maravilhosos que lhe caem do céu e seu filho único, com um pai canalha, de repente saído do nada, quando tenho tantas angústias alheias na cabeça que não comento jamais por ética profissional, e no entanto, participo tão ativamente... assistir à novela, bem como a bons filmes, e também ler aquilo que gosto, é entrar em outras tramas, dramas e comédias da qual não faço parte, mas sou mera observadora. Com direito, inclusive, a criticar.

Assisto a novelas, ainda, porque são como que parcelas de peças teatrais, escritas por grandes autores, como Manoel Carlos, Gilberto Braga e outros tantos. E porque muitos atores são fantásticos, monstros sagrados que nos fazem ir ao céu ou mergulhar em lágrimas, como os veteranos Marília Pêra (que como “Gioconda” está impecável!), Antonio Fagundes, Stênio Garcia e Renata Sorrah, só para lembrar de alguns...

Claro que não vale assistir a novelas como se elas fossem, realmente, retratos da vida real. Elas mostram determinadas culturas, no caso da que estamos focando, a zona sul carioca e uma favela inexistente, na qual nem mesmo droga existe, de tão paradisíaca... é preciso ser crítico, também, senão vamos assistir a qualquer coisa, na TV, como um avestruz que enfia a cabeça na areia.

É melhor ler que ver novela? Sem dúvida, é muito melhor. Mas ninguém faz a mesma coisa o tempo todo, todas as noites. Devo admitir que, se tenho algo diferente para fazer, amig@s a encontrar ou que me visitem, é claro, a novela fica para outro dia, nunca vai estar como prioridade. Aliás, outra razão por que vejo novela reside no fato de não ser “socialite”, não freqüentar as colunas sociais com freqüência. Realmente, não sou notívaga, acordo muito cedo, portanto, nas noites da semana, findo o trabalho diário, meu lar é meu refúgio. Nele há muitos, incontáveis livros, alguns que estou lendo, outros na fila de espera. Mas assumo, com coragem, sem medo das pedradas: assisto, também, às obras da Gilberto Braga, Manoel Carlos e outros autores, sobretudo os de horário nobre. Como assisto a bons filmes e a mini-séries brasileiras.

Concluindo essa reflexão, e só para testar, tente, meu leitor ou leitora, perguntar a “falsos intelectuais” se assistiram ao capítulo de ontem da novela das nove. Todos, ou quase todos, vão dizer que “não havia nada melhor para ver”, ou que “por acaso estavam passando na frente da TV”, etc. Não os contradiga. Apenas sorria e dê-lhes sua compreensão. Eles têm necessidade de se justificar, e falta-lhes ainda muita maturidade para dar o braço a torcer.

Fotos: Sites das Novelas Desejo Proibido, Sete Pecados e Duas Caras, na Globo.com

Comentários

Valeu, Maria Rita! Os noveleiros de plantão agradecem. :)
estrela disse…
Aqui em Portugal passam novelas da Globo, Record e algumas portuguesas. O enredo raramente me prende, porque basta ver uma vez por semana e fica-se actualizado.
Mas as novelas brasileiras ganham aos pontos às portuguesas nos pequenos almoços. Aquelas mesas cheias de bolos, frutas e mais iguarias são um sonho! Aquilo corresponde à verdade?
Aqui de manhã toma-se o café a correr sem pompas e honrarias!!!
Mas gostei muito da crónica.
Estrela
E, além das novelas, estou esperando ansiosamente pela estréia de "Queridos Amigos", na seunda-feira. Com certeza, esta série vai me fazer perder mais uma horinha de sono.`
Paabéns pelo texto.
Anônimo disse…
Oi, Marisa. Obrigada por seu comentário em meu "escrito" sobre novelas. Pelo que sei, a fartura das mesas que você vê em novelas são em classe média alta, ou em novela, mesmo... pessoalmente, aqui em casa também é na base da rapidez, sempre todo mundo "perdendo hora" ´Não vejo tv de dia, porque trabalho: às segundas feiras à noite também não, porque ensaio com um Coral, e às vezes saio aos finais de semana. Mas entendi que você entendeu meu recado. Beijão.
Maria Rita

Postagens mais visitadas