O BUG >> ANDRÉ FERRER
![]() |
IMAGEM: Gemini |
Disseram que algo aconteceria naquela virada de século, mas todo mundo acertou o relógio do pc e a virada ficou suave. Nem o 11 de Setembro, nem o 2012 chegaram perto de exterminar a humanidade. (2012, aliás, foi um fiasco. Principalmente, por causa daquele filme bem bosta.)
Depois, a rapaziada começou a temer o fim do Orkut, que aconteceu, mesmo, em 2014, mas todo mundo já estava no Facebook. Em suma, o planeta só acabou para quem lia o scrap, apagava e avisava, em tom ameaçador, que apagaria o próximo. R.I.P.
Um conhecido meu nunca deixou de acreditar que, de fato, algo importante e traiçoeiro aconteceu entre 2000 e 2005, e tal crença, preciso dizer, vem se transformando num obstáculo psiquiátrico na vida do coitado. Segundo ele, uma sociedade como a atual jamais teria nascido e vicejado sem aquela suposta sementinha do mal. A terrível e silenciosa origem de tudo o que nos tem assombrado e aviltado, de lá para cá, no intervalo entre dois BBBs.
Alguém arrisca um palpite? Será que algo importante passou batido e, só aos poucos, à maneira daquela aguinha ruim do Guimarães Rosa, foi corroendo a criticidade e o senso de ridículo da humanidade? Decerto, abandonaram a faca da sagacidade no líquido erosivo do comodismo e foi por tempo demais. O metal da verdade oxidou. O espírito humano perdeu o corte. A realidade só tem valor quando falseada. Bem. Para mim, a origem disso tudo é um enigma que jamais será solucionado.
Esquadrinhei o passado. Conferi anotações. Pedi ajuda ao ChatGPT (mas a resposta dada só substitui o que qualquer sociólogo diria) (sim, sociólogos também perderão seus empregos em breve). Por último, achei importante recorrer à Filosofia e joguei fora umas duas horas no Instagram. Enfim, tentei de tudo e fiquei a um milímetro de desistir.
Felizmente, perseverei. O mistério parecia cada vez maior, mas insisti até obter a resposta mais emocionante possível (pescada nos comentários de uma postagem sobre o futuro do suco de laranja brasileiro nos EUA). Sim: uma hipotética arma biológica produzida pela Embrapa.
O genial comentarista de Facebook escreveu um verbete enorme, que foi, naturalmente, pouco lido, mas muito compreendido por causa das primeiras palavras em caixa alta. Segundo ele, a dependência ianque pelo suco brasileiro alavancaria o Brasil para o primeiro mundo se usada, com estratégia, quando o escorbuto começasse a matar no hemisfério norte. Foi aí que eu confirmei uma coisa: o bug do milênio começou muito antes de 2000, 2005, 2012 e tem mais a ver com roteiros cinematográficos malescritos do que com sofisticadas armadilhas implantadas na matrix.
Comentários