FALSOS PROFETAS >> Ana Raja

O que de sensacional existe em você? Me diga algo grande, capaz de estremecer o universo e de validar a sua permanência na terra. 


Este questionamento foi de uma conhecida abduzida por falsos profetas – os de carne e osso, pecadores, comedores de arroz e feijão, muito bem treinados na arte da oratória e com uma conta bancária consistente.

Um dos colegas do Crônica do Dia, Jander Minesso, escreveu sobre a proliferação dos coaches (clique aqui para ler ) e a necessidade de as pessoas encontrarem, em um desconhecido, o conselheiro para nortear suas vidas. Em menos de um mês, aqui estou escrevendo sobre o mesmo assunto abordado pelo cronista.

Isso não parece assustador para você? 

Existe uma legião de seguidores pronta para levar qualquer um ao Paraíso. São bem treinados, com frases de efeito para impactar o ouvinte e discursos inflamados, além de um testemunho impecável sobre como a vida dele se transformou em todos os sentidos, principalmente, no financeiro, desde que aceitou a “verdade”. 

Fiquei muito triste ao assistir o vídeo de uma pessoa conhecida defendendo a obra desse falso profeta. Completamente iludida, enaltecia um homem comum como salvador da sua existência. O que mais me surpreendeu – e não de maneira positiva – foi ouvir que sua missão era levar o conhecimento de uma nova visão aos sofredores por não conhecerem os códigos da prosperidade.

O suposto salvador é, na verdade, bom em enrolar as pessoas. Com suas promessas vãs, vai deixando as pessoas cegas. E elas estão atrás de quê? Que visão é essa? De onde vêm esses códigos de abrir caminhos? E por qual motivo esses caminhos distanciam as pessoas das necessidades geradas pela realidade em comum?  

O que de sensacional existe em mim? 

Eu existo, e igual a qualquer pessoa, apenas pelo fato de existir sou capaz de estremecer o universo. A diferença é que nunca escolherei prejudicar outros durante o processo, tampouco arrebanharei seguidores ao custo da espiritualidade deles.


anaraja.com.br 


Comentários

Jander Minesso disse…
Pois é, Ana; essa praga se espalha mais rápido que formiga no armário. E o culto do medo que a gente vive hoje só fomenta ainda mais a situação toda. Sinto muito pela sua conhecida.
Soraya Jordão disse…
Amiga, que crônica impactante. Amei também a iniciativa de divulgar outro cronista na sua crônica. Essa reciprocidade, parceria e união é o antídoto para esses males.
Zoraya Cesar disse…
Excelente! Falsos profetas sempre existiram (Jesus alertou sobre isso), e enquanto houver gente sobre a Terra, eles proliferarão. Mas onq está acontecendo hoje em dia é fora de escalas! Uma miríade de descendentes e discípulos da espiritualidade New Age vestiu uma roupa nova e convence incautos e desesperados q , se vc não tem fama e sucesso, dinheiro e amor, é pq vc não tem a fórmula mágica (q eles têm, claro), q ser ou ficar triste é errado... Acho q pode ter a ver não só com o nosso vazio existencial, como com o nosso imediatismo moderno. Enfim. Seja o q for, é perigoso
Albir disse…
Sim, Ana, são um flagelo esses charlatães. O pior é que, além de explorar as ovelhas, guiam-nas para atacar as instituições e aviltar a democracia como no 8 de janeiro. É preciso caçar esses lobos no comando dos rebanhos.
Carla Dias disse…
Sempre que leio ou escuto "falso profeta" penso logo em manipuladores profissionais. Ótima crônica, Ana.

Postagens mais visitadas