INSENSÍVEL, VOCÊ DIZ>>Analu Faria

No meio da briga, Maria reza em vez de sair de se afastar. Me dá uma gastura!...

_ Nossa, como você é insensível!

João acredita que a função do pensamento positivo é blindá-lo de todo o mal. João muda o discurso para "o importante é ter fé" quando algum mal o acomete. Me dá um nó nas ideias!..

 _ Nossa, como você é insensível!

José vai à missa cinco vezes por semana e pede a Deus por uma vaga em concurso público. Fosse à igreja uma vez apenas, teria mais umas oito horas livres para estudar. Me dá nos nervos!...

_ Nossa, como você é insensível!

Às vésperas de fazer o Caminho de Santiago de Compostela, a colega me dá um terço para "proteção". Não recuso, por educação, mas digo que não dá para levar. "Não é uma viagem religiosa, mas eu te agradeço muito. Fico com ele para depois." Quase ouço um "Nossa, como você é insensível". Para evitar mais uma dessas, tento um remendo: "Sabe, o peso da mochila é contado..." A expressão da colega muda:

_Ah, tá, entendi. Não pode ser muito pesada, né. 

Sorrio e concordo, desistindo de seguir com aquilo. Me dá gastura, me dá nó nas ideias, me dá nos nervos.

Tudo pode dar errado. Sempre. Tudo pode dar certo. Sempre. A minha tão esperada e tão longamente planejada viagem, por exemplo, pode ser maravilhosa ou horrenda. Com amuleto ou não. Com terço ou não. Do alto da minha inexperiência, aqui do canto da minha pretensão, acho que o desafio desta vida é abrir lugar para o divino em todos os lugares, inclusive no inferno. Dizem que Winston Churchill* disse a frase-slogan daquele uísque famoso: "If you're going through hell, keep walking"**. Tão perto de caminhar - voluntariamente - por mais de 600 km, não tenho ideia do que farei se, em algum ponto do Caminho, eu não conseguir mais andar. Uma coisa é certa: permanecer no mesmo lugar não é uma opção.

Até hoje não sei por que ninguém apontou o "keep walking" como o paroxismo do pensamento positivo, não sei por que não ouço ninguém chamando isso de fé. A maioria dos que se dizem ao lado do "bom pensar" quase mágico (e quase nunca prático), consideram Jesus como um grande mestre. Já viram o que ele disse sobre os sucessos nas praticidades da vida?: "Dai a César o que é de César." Se houver briga, corra; para conseguir passar em uma prova, estude; pense positivo e espere o que a vida lhe der, sabendo que isso também é obra divina. Entendeu a beleza da coisa? Não? Poxa, talvez você seja um pouquinho insensível...




* Primeiro-Ministro da Inglaterra que capitaneou a reviravolta na II Guerra Mundial no front oeste. Muita gente acredita que não foi Churchill quem disse isso, mas a frase "pegou".
**Se você está passando pelo inferno, continue andando.

Comentários

Postagens mais visitadas