MEDITAÇÃO >> Sergio Geia

 
 

Breve prática
Embora não haja garantia, após aprender com livros e com alguns doutos conhecedores do assunto, escrevo num pequeno papel três coisas fundamentais para uma vida e uma velhice com qualidade: boa alimentação, exercícios físicos regulares, meditação. Incluo também, entre parênteses: “visitas periódicas a médicos”. Infelizmente, depois de certa idade, temos que visitá-los mais do que gostaríamos.
Duas dessas coisas os senhores já estão carecas de saber. A meditação talvez seja novidade. Confesso que há muito venho brincando com a ideia; já tentei algumas vezes. Porém, agora, estou disposto a incluir de vez essa prática em meu cotidiano; principalmente, depois das lições sobre o assunto ministradas aos seus leitores pelo doutor Chopra, em Cura Quântica.
Fecho a porta do quarto; apago a luz; sento confortavelmente numa cadeira; programo o despertador para 20 minutos e inicio minha prática matinal.
Com os olhos fechados procuro me concentrar na respiração; conforme me foi ensinado pelo senhor Pierre Neruda, a quem visitei em seu consultório, preciso ser testemunha de minha respiração; apenas observá-la, e nada mais; a cada inspiração e expiração, associo o movimento ao meu mantra...
Se o senhor estiver em Ubatuba e desejar comer uma pizza delicada, saborosa e de excepcional qualidade, sugiro que procure a Pizzaria São Paulo, cujo proprietário é filho do Lino, do Bardolino, cujo estabelecimento ladeia a pizzaria, cuja família é proprietária de um armazém no mercado de São Paulo.
Se o senhor estiver em Ubatuba e desejar curtir uma boa praia, onde possa descansar, beber e comer dignamente, passear pela areia e banhar-se num mar calmo e limpo, sem enfrentar estrada, sugiro que vá ao Perequê-Açu.
Se o senhor estiver... Dou-me conta; volto. A sensação, às vezes, é de um flutuar macio, mas o pensamento me desloca para outro lugar. Noto, e imediatamente volto ao ponto inicial.
Querida Zoraya. Peço perdão pelo atraso, mas a vida corrida acaba por nos afastar de tudo quanto é belo e bom, e hoje, somente hoje, pude concluir a audição de sua delicada obra. Confesso que foi minha primeira experiência nesse novo ramo que a tecnologia moderna nos apresenta, e apreciei; sim, muito apreciei. A qualidade de seus contos é superior; a delicadeza com que sua voz nos oferece personagens ambíguos, decentes, indecentes, cruéis, frios, as vicissitudes da vida pinceladas com delicadeza e habilidade por suas mãos...
Volto; volto com a ideia da carta que escreverei à escritora Zoraya Cesar, com minhas humildes impressões sobre seu audiolivro “O Porteiro e outros contos urbanos”, cuja audição recentemente terminei.
Segundo o senhor Pierre, a prática efetivamente se resume ao ato de sempre voltar ao ponto inicial quando pensamentos nos levam para outro lugar. E, por ser assim, de uma simplicidade tosca, muitos acabam por não levá-la a sério.
Fico passeando do respirar ao pensar, do pensar ao respirar, muitas vezes; o barulho do João indo pra lá e pra cá, a quentinha que pedirei pro almoço, o canto dos pitaguás, Didi Wagner, o horário da cabeleireira, até que o despertador toca. Penso que mais pensei, mas não importa; sinto-me bem, muito bem. 

Ilustração: universomistico.com.br

Comentários

Zoraya disse…
Meditação é tudo de bom, Sérgio, e tenho certeza que com essas 3 atitudes suas idas ao médico serão cada vez mais esparsas!
E você nao sabe o quanto fiquei FELIZ de seu pensamento ter flutuado em minha direção durante um momento tão sublime como é o meditar. E mais feliz ainda em saber que você nao só gostou do audiolivro como também ainda encontrou palavras tão bonitas para descrevê-lo. Mas agora vc está perdido, vou querer te dar os outros tb...
E vou repetir até vc acreditar: suas crônicas estão cada vez mais bragueanas e, agora, com uma pitada de algo que ainda nao sei identificar. Talvez uma pitada de Sergio Geia, um mestre das delicadezas...
Carla Dias disse…
Sergio, já tentei meditação e acabei numa conversa muito íntima com as questões que deveria resolver, listas de afazeres, mensagens a serem enviadas. Ainda assim, espero, dia desses, conseguir meditar. Adoraria fazer algo que aquietasse minha mente, nem que fosse por alguns minutos. Beijo.
sergio geia disse…
Grato mais uma vez, Zoraya. Sabe, Carla, a gente precisa disso. Beijo.

Postagens mais visitadas