QUAL O PROBLEMA MESMO? >> Clara Braga

Já conheci muita gente diferente nessa vida! Acho que se eu fosse um pouco mais comunicativa eu teria conhecido até mais pessoas, mas realmente acho que já tive contato com pessoas bem diferentes.

Acredito que a primeira experiência que me proporcionou conhecer pessoas bem singulares foi morar fora. Conhecer várias culturas, encarar hábitos completamente diversos, me questionar das minhas próprias atitudes, questionar as afirmações dos outros, enfim, tudo isso faz parte do ato de estar aberto a conhecer novas pessoas. O crescimento que esse tipo de experiência proporciona é inquestionável, nos torna mais humanos, logo, menos preconceituosos e prepotentes.

A outra experiência é a sala de aula. Ser professora te coloca em situações que até Deus duvida, e olha que eu tenho poucos anos de carreira. Você convive e lida com pessoas de diferentes classes sociais, diferentes religiões, diferentes hábitos, diferentes estruturas familiares, enfim, é um universo imenso dentro do micro universo que se torna a sala de aula, e você precisa mediar tudo.

Mas apesar dessas experiências, a verdade é que eu acho que você nem precisa ir muito longe pra conhecer pessoas tão diferentes, basta estar aberto. É um taxi que você pega, um elevador que você decide segurar a porta para aquela pessoa que vem correndo ou um sorriso que você abre para aquele estranho que passou.

Agora, confesso que tem um situação que me intriga bastante. Eu nunca conheci pessoas que nunca erraram ou que ganharam em tudo que competiram. Isso não existe na minha lista. Conheço muitas mães e pais, todos se questionam de suas atitudes em algum momento. Aluno nem se fala, as vezes parece até que estão se tornando phd em errar e perder. Professor não fica atrás, é tanta coisa burocrática para resolver que as vezes o tempinho livre que sobra só serve para bagunçar tudo ainda mais. E isso é em qualquer cultura, em qualquer local do mundo. E então eu me pergunto, se não existem pessoas que nunca erraram ou que nunca perderam, por que as pessoas insistem em ofender aquelas que erram ou perdem?

Sempre falo muito sobre isso, mas vou voltar a falar, Rafaela Silva não ganhou porque é pobre, negra, mulher, lésbica e treina muito. Ela ganhou porque treina muito e ponto final. Ela mereceu ganhar! Ela se preparou físicamente e, principalmente, psicologicamente para enfrentar essa olimpíada. Ela passou por cima de comentários homofóbicos, sexistas, racistas e outros para defender essa medalha que agora é dela, não do Brasil, porque o Brasil que comemora a medalha hoje é o mesmo que há 4 anos teve coragem de fazer os piores comentários e as piores ofensas que se pode fazer a uma pessoa que está passando por um momento delicado.

Esse ano já tivemos a chance de repensar nossas atitudes e aprender com o erro. Rafaela Silva ganhou, todos comemoraram, mas Joana Maranhão perdeu. De novo os comentários absurdos. Ai eu realmente me pergunto, em um Brasil sem a capacidade de se ter compaixão, onde nos irritamos com os estrangeiros que nos criticam, mas viramos as costas para os brasileiros que não correspondem às nossas expectativas, não ir bem na olimpíada é mesmo o maior dos nossos problemas?

Comentários

Postagens mais visitadas