MARCELA, CUIDADO!! >> Clara Braga

“Atenção, hipocondríacos: Google lança busca simplificada sobre doenças.” Essa é a chamada da matéria de um jornal que eu estava lendo hoje. Na falta de uma exclamação ou de três pontinhos ao final da frase, não entendi se a notícia era boa ou ruim, mas pelo visto vou ter um tempo para refletir sobre, já que a notícia só vale para os EUA, ainda não chegou no google brasil.

Confesso que a chamada me intrigou, o que seria uma busca simplificada sobre doenças? Laudos médicos via google? Você coloca os sintomas e ele te diz o que você tem. Ou então o contrário, você pesquisa o que acha que tem, o google te da os sintomas e você chega a conclusão se é isso mesmo ou não? Pelo que eu li está mais para a segunda opção, e ainda assim não consigo ter uma opinião sobre se isso é interessante ou não.

Me lembro do caso de uma amiga, que um dia veio falar comigo super preocupada pois sua filha de dois anos tinha tomado um iogurte que estava vencido há dois dias. Achando que o fato dela estar quase chorando era sacanagem, eu ri. Mas em minha defesa, eu não sou mãe, não sei o que é se preocupar com a alimentação cotidiana de qualquer outro ser humano que não seja eu mesma. E também sei que datas de validade tem margem de erro, então dois dias não significava que o iogurte estava de fato vencido, no máximo significava que ele estava em processo de vencimento. Mas também não sei se margens de erro valem para crianças, que devem ter o estômago mais fraco, ou não?

Já deu para perceber que no quesito criança eu não sou nada expert, certo? Mas espero não ser tão desesperada quanto a minha amiga quando eu tiver filhos. Como ela achou que eu não era uma boa fonte de informação sobre o que poderia acontecer com a filha dela, que eu acho que na pior das hipóteses iria um pouco mais de uma vez ao banheiro naquele dia, ela decidiu perguntar ao google!!!!!

Sim, a quantidade de exclamações é para enfatizar o meu choque quando vi minha amiga chorando na frente do computador lendo sobre pessoas que morreram ou ficaram não sei quanto tempo em coma após comer um iogurte estragado. Na verdade não fiquei em choque, eu ri de novo, mas preferi falar que fiquei em choque para ninguém achar que eu não tenho coração. Mas até que nesse caso a risada foi conveniente, distraiu minha amiga e fez ela pensar que talvez, só talvez, ela estivesse exagerando um pouco.

A menina, claro, nem se quer passou mal e nunca nem vai saber que tomou um iogurte estragado, a não ser que um dia leia essa crônica. Mas a mãe, ah, essa ainda vai sofrer muito fazendo pesquisas atrás de laudos! Então, google, eu peço que tomem cuidado com as informações que vão colocar nessas pesquisas, pelo bem da minha amiga, já que, graças a Deus, minha avó não sabe usar o computador. Procurem a ajuda de médicos sérios para definirem as melhores informações, e sempre lembrem as pessoas da importância de procurar um especialista, mas não enfatizem muito essa parte pois a Marcela já liga para a pediatra da filha dela de 5 em 5 minutos. Inclusive, chegou a ligar de números desconhecidos, as vezes, quando ligava do dela, a mulher não atendia… também ri muito depois que soube dessa informação… será por quê? 

Comentários

Postagens mais visitadas