PUBLICIDADE DISFARÇADA >> JANDER MINESSO

Publicidade disfarçada tira qualquer um do sério. Você está assistindo à sua novela das oito numa boa quando, do nada, o protagonista solta:


– Ainda bem que sempre tem um Guaraná geladinho quando a gente precisa, né?


É grotesco. Por essas e outras que tenho ranço de publicitários. Inclusive, discorro sobre isso algumas vezes no livro Conversas, que será lançado no dia 18 de outubro, à partir das cinco da tarde, no Canto Madalena, em São Paulo.


Algumas ações do tipo, além de artificiais, ficam datadas. Quem não se lembra da forçação de barra da Ray Ban no primeiro filme Top Gun, de 1986? Enfiaram aqueles óculos escuros tipo aviador goela abaixo de toda uma geração. Pensando num equivalente literário, seria como deixar aqui um link para quem quisesse comprar o livro Conversas na pré-venda que vai até o dia 15 de outubro de 2025. Além de colocar um prazo de validade no texto, soaria tão apelativo que algumas pessoas sequer chegariam ao final dele, creio.


Precisamos admitir: a Humanidade falhou como espécie. Hoje, o dinheiro se transformou no valor absoluto, na razão última. Só nos interessa ganhar mais ou gastar menos, concorda? Se concorda, aproveite o valor promocional do Conversas durante a pré-venda lá no site da Editora Sinete. O link está disponível no parágrafo anterior, mas para facilitar está aqui também.


Certas correntes do marketing contemporâneo tentam oferecer o honesting como contraponto a tudo isso. Anglicismos à parte, o honesting é o que a palavra sugere: um modo franco de fazer propaganda. Você admite que quer vender algo, oferece seu produto e quem quiser o compra. Mas na prática, vemos o oposto. Em cada esquina e em cada página de internet, um charlatão diferente promete mundos e fundos ou apela para clickbaits em busca de vendas fáceis. São tempos sombrios. Mas um físico nuclear de Harvard criou cinco técnicas para que você consiga escapar desse tipo de cilada. E a quarta delas vai te surpreender.


Brincadeiras à parte, vou lançar meu primeiro livro. Quem puder comparecer no dia vai me fazer muito feliz. E quem não puder comparecer mas quiser comprar já sabe como fazer, imagino. Valeu.


Para ler outros textos do autor, clique aqui.

Imagem: Carla Dias

Comentários

Anônimo disse…
https://www.sineteeditora.com.br/conversas

Postagens mais visitadas