FALHA NA COMUNICAÇÃO >> PAULO MEIRELES BARGUIL

Ao longo da vida, várias são as situações em que a conversa não acontece de forma satisfatória para pelo menos uma das pessoas envolvidas.


Para alcançar a complexidade do diálogo, é necessário assumir que nem sempre é sabido o que se quer falar, seja porque as vozes internas são dissonantes, seja porque essas, de vez em quando, emudecem.


Quando a pessoa, enfim, encontra o consenso, precisa avaliar as consequências da enunciação, que são estimativas.

 

É bastante comum se querer dizer algo, mas o conteúdo não ser compreendido conforme o intencionado.


Às vezes, o ruído é pequeno e dá para consertar sem maiores sequelas.


Outras vezes, contudo, a mensagem é compreendida de forma antagônica, gerando problemas, que podem ser até irreversíveis.

 

Acontece, também, de alguém, por motivos diversos, sequer conseguir se expressar e o silêncio soar devastador para quem está esperando suas notícias.

 

Aí, quando você fala, ou antes disso, a bola de neve vem na sua direção...


Para tornar a conexão mais desafiante, o discurso não é composto somente de palavras, pois essas possuem melodia e são acompanhadas de gestos, que podem, inclusive, negar o dito.

 

As informações desses 3 canais são interpretadas de acordo com a história de vida de cada indivíduo, bem como do seu momento atual.

 

Uma mensagem escrita, por não possuir os elementos adicionais, diminui a probabilidade de ser entendida adequadamente.


Ciente disso, esclareço que, com voz suave, rosto sereno e sorriso amoroso, lhe digo: "Feliz 2024 para você e sua família!".

Comentários

Postagens mais visitadas