CRENÇA MAL-AZEITADA >> André Ferrer

O azeite de oliva está mais caro e desapareceu do supermercado. O quê? Você não acredita? Acho bom acreditar, pois eu estou a um passo de odiar você. Ora! Quem não dá a mínima para azeite de oliva é tão escroto quanto quem não acredita nas mudanças climáticas. Eu gosto tanto de azeite de oliva que o preço elevado e o sumiço do produto têm competido com o calor, por aqui, no quesito incômodo.

IMAGEM: Vector Portal

Ano passado, houve seca na Espanha (o maior produtor de azeite de oliva do planeta) justo no período da frutificação. Daí a escassez e a elevação dos preços do azeite no Brasil — o que, aliás, demonstra a natureza universal de mais uma questão trivial. Sim. Ela diz respeito a todos nós. Uma questão essencialmente climática.

Ainda este ano, teve espanhol fazendo procissão pela “lluvia”. Resultado: o produto ficará ainda mais escasso e os preços estarão maiores também em 2024! Tudo porque ninguém ouviu as preces dos espanhóis. Ou (para ser menos fantástico) tudo porque o caso climático jamais é levado a sério pela humanidade. Nada muda. Só piora. Minhas crenças, naturalmente minúsculas, entrarão na escala dos ângstroms assim que o próximo ano começar.

O problema é universal e extremamente pessoal. Além de ser obrigado a consumir menos azeite de oliva, estou sentindo na própria pele o mesmo tipo de calor que destrói safras inteiras na Europa. Calor e credulidade. Tudo o que eu mais odeio nesta vida. Além de você, é claro, que nega o superaquecimento do planeta.

A normalização da crise climática passa pela crença de que se trata de um problema distante. Então, por que diabos essa “distância” permite que eu fique sem azeite de oliva e sinta este calor infernal? Ora! Tem coisa errada aí.

Comentários

Zoraya Cesar disse…
A única coisa errada somos nós, que destruímos o meio ambiente, e colaboramos com alta do azeite de oliva. Tenho tremores qd vejo o preço no mercado e estou diminuindo drasticamente meu consumo. Uma coisa tão pequena q causa um estrago tao grande.
Jander Minesso disse…
Pô, André, tô muito contigo. Talvez não goste tanto de azeite quanto você, mas tá pra nascer uma criatura que abomine o calor tanto quanto eu. Mas tá tudo certo, tudo normal; é só o El Niño, né? Ano que vem vai ser bem melhor.
Albir disse…
André, acho que a culpa é sua, que anda rezando pouco. De joelhos, seu viciado em suco de oliveiras!
Soraya Jordão disse…
Acho assustador tudo isso. Muito assustador. Precisamos falar mais sobre isso. Parabéns pela texto e pela relevância do tema.

Postagens mais visitadas