MANTENHA-SE EM SILÊNCIO >> Clara Braga

Logo no início da minha gestação eu descobri que estava com diabetes gestacional.

A diabetes gestacional é uma condição complicadinha, pois muitos são os fatores que podem alterar a glicemia e, quando a glicemia não é controlada, tanto mãe quanto bebê correm certos riscos.

Desde o início estou sendo acompanhada por nutricionista, obstetra, enfermeira e estou fazendo exercícios físicos quase que religiosamente, para garantir tanto a minha saúde quanto a do bebê. E digo que ser forçada a mudar hábitos repentinamente é absolutamente estressante. Em condições normais já seria estressante, mas em um momento delicado, com o corpo cheio de hormônios como é na gestação, a coisa parece que ficou ainda mais difícil.

Eu tenho me virado nos 30 para manter o emocional em dia, pois o estresse e o medo são recorrentes, e até isso altera a glicemia. Ainda assim, sempre que me perguntam sobre a gestação eu falo que tem sido difícil, mas procuro também ressaltar algo de positivo, para não parecer que eu estou odiando estar grávida.

Porém, uma situação começou a me incomodar profundamente. Devido à total mudança alimentar na qual eu cortei completamente o açúcar e diminuí consideravelmente o carboidrato, eu acabei emagrecendo um tanto no início da gestação. Só agora, na reta final, fui ter barriga de grávida.

Ter ou não ter muita barriga nunca foi algo que me incomodou, para mim o importante, tanto na primeira quanto na segunda gestação, é que o bebê esteja saudável. Mas certamente não é assim que as pessoas enxergam a gestação. Sempre que comento sobre a situação ouço: pense pelo lado positivo, depois que ele nascer seu corpo vai voltar rapidinho ao normal, é capaz que você fique até mais magra do que estava antes.

Sério, quando foi que a nossa sociedade ficou doente ao ponto de não quererem nem que as grávidas aumentem de peso? Como assim meu corpo vai "voltar ao normal", o corpo de gestante não é normal? Quem foi que disse que eu quero ou não estar mais magra do que antes? Onde está escrito que eu estava insatisfeita com o meu corpo? Que doença é essa que as pessoas têm que elas acham que emagrecer devido a uma doença com riscos reais é algo bom?

Sério gente, vamos parar com essa cultura bizarra da magreza na qual não importa se a pessoa tem saúde, se ela está grávida ou qualquer coisa do tipo, o que vale é estar magra. Parem de exigir o impossível de corpos reais. Para mim foi muito mais fácil estar pesando mais e estar saudável como foi na minha primeira gestação do que estar consideravelmente mais magra do que da primeira vez, mas lidando com questões de saúde.

E se for muito difícil para você entender que nem sempre emagrecer é a solução de todos os problemas da vida de uma pessoa, apenas não comente nada, seu silêncio já é um grande favor!

Comentários

Nadia Coldebella disse…
Que fase intensa é a gestação! Casa uma é diferente da outra, mesmo sendo da mesma mulher!
Sim, nossa sociedade é doente! Por isso mesmo devemos lutar para não ceder, porque ceder é ser sintoma!
Ótimo texto!
sergio geia disse…
Parabéns por se posicionar. Não devemos nos calar diante de tantas patologias sociais.

Postagens mais visitadas