FILME DELICADO SOBRE ASPEREZAS >> Carla Dias >>


Nesse feriado, enquanto enfurnada em casa, que meu espírito carnavalesco é inexistente, assisti a um filme muito interessante. Delicado, apesar de o personagem coadjuvante lidar com as pessoas somente no modo grosseria no talo.

Eu conheci pessoas assim. Algumas delas continuam na minha vida. Leva-se tempo para entender que não tem a ver com você. Nem todos têm paciência para viver esse tempo.

A propaganda do filme é feita como “um conto de fadas contemporâneo”. Acho que devo ser bem chata no quesito, mas títulos em português e sinopses quase sempre me incomodam. Raramente retratam o filme.

Uma Beleza Fantástica (This Beautiful Fantastic/2016) é também um filme de fantasia, o que se destaca pelos efeitos especiais que remetem aos contos de fada. Por sorte, eles são poucos e servem ao roteiro, não o contrário.  Escrito e dirigido por Simon Aboud, o filme foi gravado em Londres, Inglaterra.

Não é por ter romance que o filme se fia somente nisso. Sim, há a moça que se apaixona pelo moço, só que, mais interessante ainda, há pessoas que se apaixonam pelo quem são as outras.

Bella Brown (Jéssica Brown Findlay) sonha em se tornar uma escritora de livros infantis. Enquanto a história não vem, ela trabalha como bibliotecária. O narrador do filme, o observador de Bella, é seu vizinho, Alfie Stephenson, interpretado pelo extraordinário Tom Wilkinson.

Alfie é um viúvo com problemas de saúde, que tem como companhias ocasionais a enfermeira e o cozinheiro e as filhas dele. É rude com eles, irônico e se sente extremamente ofendido com a vizinha, Bella, por ela não cuidar do jardim, que está morto.

Abandonada, Bella cresceu em uma instituição e surpreendia as pessoas com a sua capacidade de organizar coisas, o que às vezes era um pouco exagerado. Adulta, mora sozinha e convive bem com sua solidão. Sua rotina se fia em suas compulsões. Um de seus medos é da natureza, por isso o abandono total do jardim de sua casa. Ela não consegue sequer sair e colocar os pés nele.


O roteiro de Uma Beleza Fantástica é delicado com a severidade das questões que acometem as pessoas das duas casas. Cada personagem se mostra importante para a trama, mas o relacionamento turbulento entre eles leva Alfie a criar uma situação na qual Bella é obrigada a recuperar seu jardim, e ela tem de enfrentar uma novidade arrebatadora.

A metáfora está ali, no que acontece entre Alfie e Bella. O aprendizado, também. Como eu já disse, cada personagem tem sua importância. Durante a trama, as mudanças para Bella são muitas e claras. Porém, elas não influenciam somente a vida dela, mas a dinâmica entre todos ao redor e de uma forma mais abrangente, profunda.

Para mim, filmes como  Uma Beleza Fantástica celebram a capacidade do ser humano de descartar rótulos e observar o outro com atenção e gentileza, encontrando nele mais do que a distração criada por equivocadas definições.





Comentários

Anônimo disse…
Agora eu quero assistir este filme!

Abraços,
Enio
Zoraya disse…
Nunca me arrependo de seguir suas dicas, Carla! E amo o Tom Wilkinson.
Carla Dias disse…
Enio, depois me conte o que achou.

Zoraya, eu também amo o Tom Wilkinson. Ele está perturbadoramente adorável nesse filme.

Postagens mais visitadas