DESESPERO 2.0 >> Mariana Scherma

Meu último sábado fez questão de explodir toda a minha programação matinal. Eu tinha programado até o tempo que levaria pra cada tarefa, mas o controlador de agendas do universo resolveu me zoar. Pra bagunçar meeesmo, meu primeiro plano já foi tchibum abaixo, o que comprometeu todos os seguintes. Ao mesmo tempo, eu saí de mim pra assistir meu leve desespero: bati os pés no chão e fiquei levemente descabelada – mas eu tô sempre descabelada, então, ok. Só consegui pensar: e agora?

A vida anda lotada de planos B, C, D,... Z. Mas quando a gente ficava exageradamente focada e quase noiada numa determinada obrigação, parece que as portas não se abrem, as alternativas deixam de existir. Bem-vindo ao caos das pessoas detalhistas, certinhas e adoradoras de uma ordem. No dia em que meus planos entraram no Titanic, eu custei a rebolar e fazer tudo voltar ao normal. A única certeza que tive foi a de que não quero ser mais assim. Ou não quero ser mais tão assim. Mudar em 180 graus não é das tarefas mais fáceis, não.

Ter sempre uma saída alternativa é necessário pra quase tudo na vida, mas, pra que elas aparecem, a mente precisa de ventilação. Ficar fechada em uma programação não ajuda em absolutamente nada. Naquele sábado, eu custei a me reprogramar, não foi automático como atualizações de aplicativo. E morri de raiva de mim mesma por ser tão metódica. Justo eu, que sempre achei péssimo ser metódica. E desde então, achei bom tomar algumas atitudes, como:

Fazer um plano A e B ao mesmo tempo. Mas tudo bem se der vontade de não seguir nenhum deles ou inventar o C no meio do caminho.

Parar de cronometrar as tarefas. A não ser quando o deadline bata na porta. Não é mais legal aproveitar o caminho, caramba?

Ter foco e saber que perder o foco pode ser importante. A criatividade nem sempre tem hora marcada pra chegar.

Rir do próprio desespero. Depois que o sufoco passa, chega a ser engraçado. Então, porque não pode ser engraçado durante?

Pensar no seu dia como um programa de computador. Sempre aparece uma atualização que vai fazer com que ele rode melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas