sexta-feira, 16 de setembro de 2016

GÊMEOS BIVITELINOS >> Paulo Meireles Barguil


Mendell era jardineiro e não cozinheiro, pois, ao invés das suas pesquisas sobre plantas híbridas, teríamos herdado algumas receitas de sopas e saladas.
 
Não estou dizendo, esclareço logo, que aquelas são mais importantes do que essas.
 
A relevância de umas e de outras é proporcional, direta ou inversamente, aos afetos do sujeito degustador, motivo pelo qual, cada vez mais, avalio como sensato reconhecê-los e respeitá-los.
 
Enquanto Ciência, a Genética, derivada do vocábulo grego geno, que significa fazer nascer, é oriunda do início do século XX, sendo Mendel considerado seu pai.
 
A mãe, até hoje, não foi noticiada...
 
Durante séculos, a Humanidade, de forma intuitiva, envidou esforços para melhorar plantas e animais de acordo com suas necessidades.
 
Mendel sugeriu que as características das plantas decorrem de uma dupla de elementos, nomeados, atualmente, de genes.
 
Não me alongarei nessas considerações, seja porque são escassos meus conhecimentos nessa seara, seja porque sua paciência para tais assuntos pode ser rala.
 
Mais sensato, pois, que eu siga, sem maiores delongas, ao que me interessa.
 
Cada ser é único, sabemos, mas aqueles que nascem na mesma ocasião e frutos da mesma mãe são nomeados de gêmeos, os quais podem ser uni ou bivitelinos.
 
Enquanto os primeiros se originam dos mesmos óvulo e espermatozoide, os segundos decorrem de uma dupla de cada.
 
Nessa última categoria, estão minhas recentes invenções, as quais são frutos do meu desejo de que o ensino e a aprendizagem da Matemática aconteçam de modo mais íntegro para todos os envolvidos nos referidos processos, seja fora ou dentro da escola.
 
       
 
O Fiplan é um conjunto com sessenta peças plastificadas de figuras planas, que se diferenciam por três atributos: formato (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), cor (amarelo, vermelho e azul) e tamanho (muito pequeno, pequeno, médio, grande e muito grande). 


 O Flex é um baralho com setenta e cinco cartas: cinquenta comuns e vinte e cinco especiais. As cartas comuns foram divididas em cinco naipes: quatro com as figuras planas básicas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo) e um sem figura plana. Cada naipe tem 10 cartas, com numerais de 0 a 9, expressos com algarismos, letras e figuras planas coloridas. A diversidade de cartas do Flex possibilita vários jogos, propiciando diversão para pessoas de qualquer idade.


Se quiser conhecê-los um pouco mais, clique aqui.
 
Quanto ao futuro deles, repouso na poesia de Gibran:
 
"Vossos filhos não são vossos filhos.
 
 São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
 
 Vêm através de vós, mas não de vós.
 
 [...]
 
 Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
 
 O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
 
 Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe."


Partilhar

Nenhum comentário: