BRINCA COMIGO? >> Soraya Jordão


Aquela menina me chamava atenção... era arteira, alegre, sagaz, por vezes, mimada e até manhosa. Tinha um jeito esquisito: gostava de embaralhar as coisas, inventar e misturar histórias, pregar peças, fazer surpresas e, vez por outra, dava susto nas pessoas. Levada, exigente, mandona, mas sabia fazer graça, inventar jeito, promover sorrisos e até gargalhadas. Tinha quem não a tolerasse, não a suportasse, na verdade. Seu temperamento imprevisível dava medo.  

Lidar com ela demandava paciência, negociação, firmeza, atitude e muita, mas muita flexibilidade e resiliência.

A danada era linda, pulsante, criativa, carismática e irreverente. Vivia a correr para todo lado, brincar com toda gente. Contudo, não deixava de ser injusta e seletiva. Para uns, emprestava seus brinquedos, convidava para festa, brincava de pique, abraçava, beijava e fazia cócegas. Para outros, impunha sua marra, antipatia, má vontade e até uma certa crueldade. 

Quando cismava, atrapalhava os passeios, estragava os planos, mudava o jogo. Com a mesma facilidade com que trazia alegrias, criava infernos. Muito embora tivesse prazer em pequenas vinganças e traquinagens, cativava grande parte dos amigos com seu magnetismo singular. 

Outro dia a vi no parque, correndo desengonçada, bochechas rosadas, suor descendo pelo rosto, e as crianças atrás dela, tentando alcançá-la. Ela parava, olhava para trás, ria, fazia careta, sacudia o corpo e cantava: você não me pega, você não me pega, lá, lá, lá, lá. Depois, disparava na frente.

Os colegas, esbaforidos, gritavam: espera, espera, Vida, assim não vale. 

Matheus, Mariana e Ingrid pediram licença da brincadeira. Joana parava, tomava fôlego e voltava a correr. Paulo reclamava da brincadeira, mas seguia correndo. Silvia desistiu de brincar. 

---

Este texto faz parte do Crônica de um ontem e foi publicada originalmente em 24 de julho de 2024.

Comentários

Albir disse…
Quando vejo criança assim, brilhante, fico com medo de que ela seja paralisada por algum diagnóstico ou medicamento, na tentativa de torná-la mais obediente e adequada aos padrões.

Postagens mais visitadas