CORPO E SANGUE >> JANDER MINESSO



– Onde o senhorito pensa que vai?

– Na casa do Neucenir.

– Coisa nenhuma. Amanhã é Corpus Christi e às nove da matina tem missa.

– Pô, mãe! Missa de quinta?

– E ainda tem procissão depois.

– Ah, não…

– João Pedro: todo mundo do catecismo vai.

– O Neucenir não vai.

– Todo mundo “do catecismo”, conforme eu falei. O Neucenir não vai porque a família dele é evangélica. Evangélico não comemora Corpus Christi.

– Então, eu quero ser evangélico. Qual a vantagem de ter feriado na escola se eu preciso ir na missa?

– Quem te falou que religião é vantagem? Religião é escolha e responsabilidade.

– Mas eu não escolhi fazer catecismo. Você que me obrigou.

– Do mesmo jeito que tô te obrigando a ir na missa amanhã.

– Tá vendo? Aposto que você nem sabe o que é Corpus Christi.

– Não desafia sua mãe, moleque.

– Então me explica o que é.

– É o corpo de Cristo.

– E daí?

– Como assim “e daí”?

– Fizeram um feriado pra comemorar o corpo dele? “Amanhã, ninguém trabalha. A gente vai passar o dia admirando como Jesus é sarado.” É por isso que, hoje, uma geração inteira sofre com distorção de autoimagem.

– Mais uma dessas e eu te arranco a orelha. O corpo de Cristo é a hóstia, ô bocó. É isso que a gente consome na Comunhão.

– Piorou. Sua religião comemora o canibalismo.

Nossa religião. E só pra encerrar esse assunto: o Corpus Christi é um jeito de homenagear a Jesus, que entregou o próprio corpo e a própria vida pra salvar a gente do pecado original.

– Mãe, na boa: não pedi pra ninguém se matar por minha causa. Até porque eu nunca fiz nada tão errado que justificasse pena de morte.

– Meu Deus, perdoa essa criança que não sabe o que fala.

– Sei, sim. Com todo respeito, esse seu Deus é sangue ruim: fica jogando culpa nas costas de quem não fez nada só pra gente se sentir mal.

– Isso. Continua falando esses absurdos e você vai acabar excomungado.

Não é a primeira vez que me ameaçam, então tudo bem. Eu é que não quero fazer parte dessa mentirada toda. Vou mudar pra religião do Neucenir.

– Porque a dele não mente, né?

– Mãe: na dele pode gritar dentro da igreja. A dele chama o diabo toda semana pro pastor exorcizar. E só pra você saber: a mãe dele já comprou vaga no céu pra família inteira. Muito mais fácil do que passar a vida toda rezando.

– E desde quando evangélico não reza?

– Eles oram.

– É a mesma coisa, João Pedro.

– É diferente. Pra orar, tem que gritar e girar que nem o Zangief. É muito mais legal do que ficar naquele ajoelha-senta-levanta que nunca acaba.

– Olha, eu desisto. Se você faz tanta questão, vai lá pra religião do seu amigo e pronto.

– Sério?

– Seríssimo. Mas se agora o mocinho é evangélico, amanhã vai passar o dia estudando.

– Por quê?

– Porque o feriado é católico, ora.

– Mas o Neucen…

– Não me interessa. Na minha casa, feriado católico é pra católico. Pras outras religiões, é dia normal.

– Ah, mãe!

– A escolha é sua.

– Tá bom.

– Tá bom o quê?

– Eu sou católico, então. Saco.

– Ótimo. Missa às nove.

– Se bem que…

– Lá vem.

– Posso tirar uma dúvida?

– Não sei.

– É sério.

– Vai, fala.

– E se eu continuar evangélico hoje e virar católico amanhã às dez?

Imagem: Pixabay
Quer ler outras crônicas do autor? Clique aqui.

Comentários

Ana Raja disse…
Jander,como é bom ler as suas crônicas.
Você consegue nos envolver em um enredo caprichado e de forma simples.
Queria ter um amigo chamado "Neucenir"....hehehe
Nadia Coldebella disse…
Haha, ainda bem que a gente (quase) saiu da idade média, senão ia ter churrasquinho hoje.
Esse garotinho é ótimo em expor contradição, né?
Ser católico depois das dez é ótimo!

Texto pra lá de espirituoso, muito bom!

Gde abç.
Zoraya Cesar disse…
haahaha, esse menino mais parece o Joãozinho da piada, mto articulado kkkk. E ainda aprendi quem era o Zangief e o que é grappling. Jander é cultura pop nerd!
Soraya Jordão disse…
Adoro o seu humor! me fez rir sozinha.
Anônimo disse…
Gosto dos seus textos subversivos. O mundo precisa disso. André Ferrer aqui.
whisner disse…
Ficar testando o conhecimento religioso da mãe é diversão garantida. Ri muito aqui. Abraços.
Albir disse…
Jander, você está a um passo da excomunhão, do Jabuti e do paraíso.
Que beleza!

Postagens mais visitadas