PRECISO DE AJUDA... >> Paulo Meireles Barguil

Em vários momentos da vida, necessitamos do apoio de alguém para alcançarmos o que desejamos.


A aprovação em uma disciplina ou em concurso, comprarmos algo quando não temos a quantia integral, o contato de quem nos interessa, chegarmos em um local que não sabemos ir, a escrita e/ou a pronúncia de uma palavra em língua diversa da nativa. 


Há quem peça amparo quando não supera o primeiro obstáculo ou até antes de tentar resolvê-lo.


Existe, também, quem tem dificuldade de solicitar assistência  e prefira continuar sem ajuda na busca da solução, mesmo que isso lhe cause desconforto em diferentes níveis e dimensões.


Essa discrepância de comportamento decorre de vários fatores: situação, natureza de cada pessoa, possibilidade de conseguir o auxílio aspirado...


Paradoxal é quando alguém está sempre disponível para amparar como uma forma de evitar sussurrar: "Preciso de ajuda...".

Comentários

Nadia Coldebella disse…
Sensacional! A ajuda que se pede na suposta auto suficiência... Um grito silencioso que exige um alto grau de empatia do interlocutor pra ser ouvido.
Vc, Paulo, sempre dizendo muito com economia!
Zoraya Cesar disse…
"Paradoxal é quando alguém está sempre disponível para amparar como uma forma de evitar sussurrar: "Preciso de ajuda..."." Essa sacada foi genial! Qtas vezes nos colocamos no lugar de salvadores qd na verdade nós tb precisaríamos de ajuda? Qta gente boa se enganando e entrando em depressão e até se matando pq nao se dá conta q precisa de ajuda, e ninguém percebe, pois ele está sempre disposto a ajudar.

Vc me fez lembrar duas coisaas: um lutador de MMA que, após vencer uma disputa, aproveitou o microfone para dizer q havia perdido um amigo para a depressao. Que homens deveriam lutar contra esse estigma de que homem não chora e tem de ser sempre forte. E que se vc passa por um momento difícil, peça ajuda. Foi tão tocante e sincero que até guardei.

A outra coisa, foi um pedaço da história O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, em que perguntam à raposa qual foi a coisa mais difícil que ela já pediu? A resposta: 'socorro'.
Albir disse…
Concordo geral. Desconfie do amigo autossuficiente para poder ajudá-lo.
Carla Dias disse…
Paulo, suas reflexões sempre me fazem parar pra autoanálise.

Postagens mais visitadas