PITAIA >> Sergio Geia

 


Eu o encontrei no mercadinho. Tio Marcos era só empolgação. 
 
Não havia ganhado na loteria, nem trocado o carro. Nenhuma novidade com os filhos, os netos eram os mesmos, a tia ia bem. A causa da empolgação era algo simples e banal: um pé de pitaia. 
 
Disse que o pé plantado no quintal havia vingado. Diante de meu interesse falou do processo de floração e frutificação. Abriu o celular, mostrou fotos. Os primeiros ramos e os primeiros brotos, o alongamento dos brotos, a abertura da flor com o dia ainda escuro, em seguida a flor já seca, o ovário verdinho indicando, segundo ele, o pegamento do fruto; eram muitos os registros. Depois me mostrou um vídeo, ele colhendo a primeira pitaia, cortando-a ao meio; com uma pequena colher, saboreando a fruta que fez nascer, dizendo com enorme orgulho, quem planta, colhe, quem planta, colhe. 
 
Chegando em casa ainda recebi via zap todas as fotos e vídeos que ele tinha no celular de seu pé de pitaia. 
 
E no dia seguinte, me mandou uma mensagem: 
 
— Sergio, vou levar uma pitaia pra você. 
 
Assim que a recebi, não perdi tempo. Cortei-a ao meio. Um pouco de caldo se esparramou no prato. A polpa era vermelha e de cor vibrante. Como ele, fiz uso de uma pequena colher. A fruta era doce e de sabor suave. 
 
São muitos os benefícios da pitaia, pesquise no Google, ele insistiu, mas nem precisa. Talvez a felicidade seja o nosso melhor remédio. Às vezes a encontramos aqui e ali, num sorriso bobo, no encontro de peles, ou de almas, o que é mais difícil; às vezes a encontramos nos cheiros, sabores, textos e sons, na fruta suculenta, mas especialmente na alegria de alguém que se encanta com o simples da vida. 
 
 
 
Ilustração: Pixabay e arquivo pessoal.
 


 
 
 

Comentários

Jander Minesso disse…
Primeira vez que vejo alguém defender a pitaia. Minhas experiências com a dita sempre foram decepcionantes: muito visual e nada de sabor. Diferente do seu texto, que é sempre delicioso de ler, com aquele gostinho bom do cotidiano. Valeu, meu amigo!
Ana Raja disse…
Que texto delicioso!
P disse…
Pitaia com iogurte é muito bom. Muito bom o texto.
Sylvia Testa Braga disse…
Como sempre me delicio com suas crônicas. Amo ler, refletir
E pensar : Nasceu para escrever. As ideias vêem. E sao colocadas
No papel como uma nuvem passageira e ali nos enche o coração ao
Ler. Que delicia!!!
Te admiro meu querido e aquele que lhe deu esse dom
Maravilhoso!
Escreva sempre e nos faz muito feliz.
Sylvia Testa Braga
Parabéns querido

.
Zoraya Cesar disse…
Sou do time pitaya. E se nao fosse, passaria a ser, depois de ler esse texto maravilhoso. Realmente, como disse vc, a felicidade é o melhor elixir.
Carla Dias disse…
Sergio, adoro quando você traz gosto para suas crônicas. E cor!
Albir disse…
Sérgio, se as pitayas falassem, te chamariam de Fofucho, como te chamam teus leitores.
sergio geia disse…
Albir, albir, esse seu comentário kkkk. Obrigado, amigas e amigos, eu nunca tinha chegado perto de uma pitaia, até meu tio aparecer.

Postagens mais visitadas